Em mais uma tentativa de provocar alguma atitude da prefeitura de Camaçari, no sentido de melhorar a assistência em saúde, fazendo frente ao modelo exclusivamente referenciado adotado pelo Hospital Geral de Camaçari (HGC) desde o início do mês, o vereador Jackson (PT) indicou a retomada do modelo misto na UPA Nova Aliança.
A indicação, aprovada pela Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (10) vem com o objetivo de garantir que a população possa ter o atendimento adequado para casos de pequenas emergências, antes absorvidos pelo HGC.
"Já tentamos a reabertura do PA Gleba B, mas sem sucesso. Na época do fechamento da UPA Nova Aliança para adultos houve um clamor popular, diversas manifestações, mas mesmo assim o prefeito fechou e reabriu apenas como UPA pediátrica. Eu tenho o entendimento que é possível funcionar com os dois tipos de atendimento", avaliou Jackson.
Citando o HGC como exemplo de organização estrutural, Jackson reforçou a ideia de que é possível voltar a atender adultos na unidade. "Sabemos que o atendimento unificado, como era feito antes, gerava um certo trauma para as crianças, mas é possível, dentro do espaço, separar o atendimento", destacou.
A indicação de Jackson faz coro a outra solicitação recente, do atual vereador e ex-secretário de Saúde, Elias Natan, que pedia extensão do horário de atendimento das unidades de saúde municipais. Tagner Cerqueira, vereador eleito que assume a partir de janeiro, também endossou a lista de propostas, sugerindo, através de uma carta protocolada no gabinete do gestor, que o prédio do antigo SAC seja transformado em unidade de saúde. Até o momento nem o prefeito nem o secretário de Saúde fizeram qualquer pronunciamento a respeito.
Saúde mais pobre
Questionado pelo Camaçari Fatos e Fotos (CFF), sobre o porque dessa proposta específica, Jackson declarou que pensou de forma prática. "Já existe uma estrutura de PA que está desativada, na Gleba B. Além disso, acabamos de votar a LOA 2021 (Lei Orçamentária Anual) e a saúde teve uma redução no orçamento de quase 10 milhões. Então, nossa intenção é aproveitar a estrutura já existente, de forma a reduzir custos", declarou.
Na justificativa do projeto, o edil destacou estatísticas que apontaM uma gritante falha de gestão, no fechamento da UPA para adultos. A unidade de saúde do Nova Aliança existe há mais de 40 anos, atendendo os moradores dos bairros Phoc I, II e III, Gleba E e Gleba C, e os bairros adjacentes. Durante estes longos anos, entre seus 40 mil atendimentos anuais, 35 mil são de pacientes adultos e os outros 5 mil são crianças", revela.
A pergunta que permanece é: quanto tempo mais o prefeito e o secretário de saúde vão passar agindo como se a saúde da população de Camaçari não estivesse passando por um momento delicado?
Veja também:
Idade mínima para aposentadoria sobe 5 anos para o servidor público em Camaçari
A bancada de oposição com seus 4 partidos e seus 5 vereadores
Pacientes de Camaçari representam 91% dos atendimentos do HGC
NAS COSTAS DO POVO: Jorge Curvelo quer aumentar salários de Elinaldo e Tude em R$10.000
LEI DA FICHA LIMPA: Decisão do TSE aponta que condenação de Caetano foi injusta
Editorial - Puxe uma cadeira e sente. Vamos falar um pouco de política...
PERIGO: Volume de atendimentos do HGC e silêncio do prefeito denunciam falha da saúde em Camaçari
Editorial - Retrocedendo a passos largos: a lança sem haste do PT
HGC é última unidade da RMS a adotar modelo referenciado
REFORMA? HGC passará a atender apenas via regulação
Retorno de mão-dupla na Av. Francisco Drummond ainda é 'para breve'
COVID-19: Camaçari tem 9 novos casos e mais 1 óbito confirmado em 24 horas
Camaçari tem 100 novos casos de HIV/AIDS por ano
PANDEMIA: Prefeitura entrega cestas básicas e kit enxoval para população vulnerável
Corte de 13º salário em Camaçari é "fake news"
Exclusivo - Ex-órfã: Camaçari volta a ter representação na ALBA
Elinaldo atribui alagamentos a "chuva fora de época" e promete assistência às famílias
Federal ou estadual? Ivoneide se consolida como liderança política em Camaçari
“Ponte” construída pela prefeitura dá vexame e impõe vexame ao prefeito de Camaçari
Mesmo sem o mandato, o projeto social vai continuar, garante vereador Jackson
Sem dragagem do Rio Camaçari, população tem casas alagadas após 2h de chuva
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|