Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner
Bahia
Em: 13/08/22 - 11:59 Fonte: Correio 24h Editoria: Bahia

Corpo de Zelito Miranda é sepultado e amigos destacam sua generosidade

O artista morreu aos 68 anos na madrugada de sexta-feira, em decorrência de uma trombose pulmonar (Foto: Reprodução)

Sepultamento do forrozeiro aconteceu nesta sexta-feira (12), no Bosque da Paz. Zelito foi vítima de trombose pulmonar

As qualidades musicais e o sorriso alegre de Zelito Miranda serão sempre lembrados. Mas nesta sexta-feira (12), durante o sepultamento do artista, a solidariedade e a generosidade que marcavam sua personalidade eram sempre citados pelos amigos que estavam no Bosque da Paz para se despedir dele. O artista morreu aos 68 anos na madrugada de sexta-feira, em decorrência de uma trombose pulmonar.

Leia mais...
 
Em: 12/08/22 - 21:44 Fonte: Correio 24h Editoria: Bahia

Mais votado na lista tríplice, Paulo Miguez é nomeado reitor da Ufba por Bolsonaro

Universidade Federal da Bahia (Ufba) (Foto: Marina Silva/Correio)

Miguez é graduado em Ciências Econômicas, mestre em Administração e doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea

O nome mais votado na lista tríplice para reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi nomeado, nesta sexta-feira (12), para o cargo. Paulo Miguez assume a posição a partir do dia 15 de agosto, em nomeação feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e publicada hoje pelo Diário Oficial da União.


Miguez teve 54 votos para compor a lista tríplice, votada pelo Colégio Eleitoral da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e foi escolhido em detrimento de nomes como Eduardo Luiz Andrade Mota e Olival Freire Jr., segundo e terceiro colocados em número de votos.

Formado pelos membros do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Colégio Eleitoral contou com quórum de 93 eleitores - 74 docentes, 8 técnico-administrativos e 11 discentes. Conselheiros que se candidataram ficaram impedidos de votar para os cargos pleiteados. Assim, no pleito para reitor, 91 pessoas votaram:

1º - Paulo César Miguez de Oliveira - 54 votos
2º - Eduardo Luiz Andrade Mota - 17 votos
3º - Olival Freire Jr. - 16 votos
4º - Ana Katia Alves dos Santos - 2 votos
5º - Salete Maria da Silva - 2 votos
6º - Fernando da Costa Conceição - 0 voto

O pleito para vice-reitor contou com 90 votantes.

1º - Penildon Silva Filho - 54 votos
2º - Olívia Maria Cordeiro de Oliveira - 18 votos
3º - Tatiana Bittencourt Dumet - 15 votos
4º - Célia Oliveira de Jesus Sacramento - 3 votos
5º - Saulo Carneiro de Souza Silva - 0 voto

Os nomes dos três mais votados para cada cargo compõem as respectivas listas tríplices. De acordo com a legislação, a nomeação do reitor é feita pelo Ministério da Educação, enquanto a nomeação do vice-reitor é feita no âmbito da Universidade.

Conheça Paulo Miguez


O novo reitor vem de dois mandatos seguidos como vice-reitor (desde 2014). Miguez é graduado em Ciências Econômicas, mestre em Administração e doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, sempre pela Ufba. Hoje é professor associado do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Ufba, do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Ufba e pesquisador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Ufba (Cult). Já foi Assessor Especial do Ministro Gilberto Gil e Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, de 2003 a 2005, e membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, entre 2009 e 2011.

Segundo Miguez, sua candidatura tem como lema consolidar e aprofundar o que, ao lado de João Carlos Salles, conseguiu alcançar ao longo dos últimos 8 anos e que as condições políticas do próximo ano definirão o conjunto de passos a serem dados pela chapa vencedora.

“Minha passagem ao lado de Salles é marcada pela busca permanente da combinação entre excelência acadêmica e compromisso social. A candidatura atual tem um projeto assentado exatamente nisso”, diz.

Algumas das propostas da chapa são a consolidação da excelência do ensino de graduação e pós-graduação, internacionalização da Ufba, inclusão social, fortalecimento do ambiente democrático e cuidado com a comunidade. Para o candidato, o principal desafio é o baixo orçamento. Outras grandes metas são a autonomia da universidade e a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 
Em: 12/08/22 - 16:59 Fonte: A Tarde Editoria: Bahia

Bahia registra 2,8 ocorrências de violência contra motoristas por app

90% dos casos acontece durante as corridas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Levantamento corresponde ao período de janeiro a agosto de 2022

A Bahia registrou uma média de 2,8 ocorrências diárias de furtos e roubos a motoristas por aplicativo entre janeiro e agosto deste ano. Com o latrocínio de Ednoel Santos Moura na última quarta-feira, 10, em Simões Filho, o número de mortes na categoria subiu para seis em 2022.


De acordo com o Sindicato dos Motoristas por Aplicativo da Bahia (SIMACTTER), 90% dos casos acontece durante as corridas e já somam quase 600 profissionais vítimas de violência no período. Se comparado com o mesmo período do ano passado, foram 551 casos de furtos e roubos, uma média de 2,6 de notificações por dia. Quanto aos latrocínios foram dois casos em Salvador.

O presidente da categoria e vereador de Salvador, Átila do Congo (Patriota), ressaltou a importância da classe e lamentou o desamparado dos profissionais por parte das próprias empresas que gerenciam as plataformas de mobilidade e pelo Governo Federal.

“A insegurança é uma infeliz realidade das metrópoles, mas as empresas que insistem em recuar da responsabilidade sobre aqueles que trabalham horas por dia para garantir que o dinheiro chegue ao topo. Não houve, até hoje, endurecimento para os usuários se cadastrarem nas plataformas, fora a política zerada no quesito de segurança jurídica para resguardar o profissional e familiar em caso de dano permanente a vida. Não podemos esquecer também do Governo Federal que liberou incentivo para caminhoneiros e taxistas, no entanto, os motoristas por app ficaram sem nenhuma verba, isso é inadmissível. Precisamos de respeito e apoio”, destacou.

Cidades com registro de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) contra motoristas por aplicativo em 2022:

Salvador (1)

Simões Filho (1)

Itapetinga (1)

Feira de Santana (2)

Ilhéus (1)

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 
Em: 11/08/22 - 11:27 Fonte: A Tarde Editoria: Bahia

Quase 84 mil documentos aguardam retirada nos SAC´s

Documentos não retirados após seis meses são devolvidos aos órgãos de origem e destruídos (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

São milhares de Carteiras de Identidade, Habilitação e passaportes acumulados em 80 postos no estado

Quase 84 mil documentos estão acumulados em 80 postos da rede SAC de toda a Bahia aguardando retirada. São carteiras de identidade (RG), de habilitação (CNH) e até passaportes que foram solicitados através do serviço de atendimento ao cidadão e esquecidos pelos donos.


Caso não sejam retirados, os documentos retornam aos órgãos de origem e são destruídos. O RG, após seis meses nos postos SAC é devolvido ao Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) para incineração. A CNH fica no SAC até se esgotar o prazo de validade do documento. Após isso, é devolvido ao Detran para descarte.

A diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, destaca que esse montante acarreta problemas de armazenamento nos postos. "É preciso criar espaços nas unidades para guardar esses documentos, além de alocar funcionários para fazer a guarda e organizar. Então, é fundamental que o cidadão vá ao posto buscar o seu documento", salientou.

Ao todo, há exatamente 83.707 documentos guardados entre 80 postos fixos da Rede SAC no Estado da Bahia. São 43.700 carteiras de identidade, 37.196 carteiras de habilitação (CNH) e 2.811 passaportes. Para buscar o documento basta ir à unidade onde foi feita a solicitação e retirar, sem necessidade de agendamento prévio.

Entre os postos da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), o SAC Shopping da Bahia possui o maior montante de documentos represados (6.036), incluindo 758 passaportes, seguido pelo Barra (5.926) e Salvador Shopping (3.920). Nas unidades do interior da Bahia, o maior número de documentos represados cabe ao posto Feira II, que fica ao lado da rodoviária da cidade, com 4.294, sendo 326 passaportes. Há ainda outros 697 passaportes entre os postos Barreiras, Conquista II e Ilhéus.

Para ter acesso aos postos SAC é necessário apresentar comprovante de vacinação completa contra a covid-19 (incluindo doses de reforço). Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 
Em: 09/08/22 - 12:38 Fonte: Correio 24h Editoria: Bahia

Ação inédita da Serasa oferece negociação de dívidas com parcelamento sem juros

Serasa Limpa Nome irá disponibilizar, durante todo o mês de agosto, mais de 80 milhões de débitos para renegociação em até 36 vezes sem juros (Foto: Reprodução)

Em parceria com 45 empresas, ação oferece condições de parcelamento durante todo o mês de agosto

Em função do cenário econômico e o aumento do endividamento das famílias brasileiras, a Serasa se juntou a 45 empresas de diversos setores para buscar soluções e auxiliar o consumidor na hora da renegociação de suas dívidas. Por meio dessa parceria, o Serasa Limpa Nome irá disponibilizar, durante todo o mês de agosto, mais de 80 milhões de débitos para renegociação em até 36 vezes sem juros.


As negociações podem ser realizadas pelos canais digitais da Serasa e presencialmente nas mais de 6 mil agências dos Correios distribuídas pelo país. Além das condições especiais de parcelamento, o consumidor também pode encontrar os tradicionais descontos de até 90%, sempre oferecidos pelo Serasa Limpa Nome, maior plataforma de renegociação de dívidas do país.

A ação surgiu depois de a Serasa realizar uma pesquisa que ouviu 2.645 endividados de todo o país. O levantamento mostrou que descontos e parcelamentos sem juros são os maiores motivadores para o consumidor quitar suas dívidas. “É a maior ação de negociação com parcelamento sem juros já realizada no Brasil”, diz Ignacio Dameno, diretor do Serasa Limpa Nome.  

Para Aline Maciel, gerente do Serasa Limpa Nome, essa é uma solução buscada pelas empresas para que os brasileiros endividados possam recuperar o poder de compra sem impactar a renda mensal. “Quando um inadimplente renegocia o débito, a dívida sai do seu nome logo após pagar a primeira parcela, o que o auxilia a retomar crédito”, explica Aline. “A ação foi a maneira que as empresas envolvidas encontraram para conter a alta da inadimplência”, complementa.

A Serasa ressalta que as ofertas disponíveis na Ação de Parcelamento não aplicam juros sobre o acordo de parcelamento, mas a dívida negociada pode conter os juros de atraso do pagamento. As negociações pelas agências dos Correios que oferecem as condições e os descontos especiais da campanha podem ser realizas mediante o pagamento de uma taxa de R$3,60.

Empresas participantes

Claro
Ativos
Atlântico
Banco BMG
Banco Digio
Banco Digio
Banco Inter
Banco Losango
Banco Neon
Boticário
Bradescard
Bradesco
Bradesco Financiamentos
BTG +
Carrefour
Crediativos
Credsystem
Digio
DmCard
Eudora
FortBrasil
Grupo Tracker
Havan
Hoepers
Intacto
Ipanema
Itapeva
Itau
MGW Ativos
Money Plus
Multi Crédito
Nalin
Net
Nextel
Recovery
Renner
Riachuelo
Santander
Sascar
Sicoob
Sorocred
Uze
Via Varejo
VoxCred
Zema

O consumidor pode conferir se tem parcelas sem juros disponíveis por meio dos canais oficiais da Serasa: site serasalimpanome.com.br; app Serasa no Google Play e App Store; ligação gratuita 0800 591 1222; e WhatsApp 11 99575–2096.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 
Em: 08/08/22 - 21:25 Fonte: TRBN/Notícia Preta/Mário Jorge Editoria: Bahia

Faculdade de Direito da Ufba tem o primeiro professor titular negro em 131 anos

Heron José de Santana Gordilho - Foto: Divulgação

O promotor de Justiça Ambiental do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Heron José de Santana Gordilho, se tornou o primeiro professor titular negro do curso de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na última sexta-feira (5), o jurista fez a apresentação do seu memorial acadêmico a uma comissão julgadora para defender sua promoção à classe de professor titular.

Leia mais...
 


Página 1 de 662

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br