A reforma administrativa da Prefeitura Municipal de Camaçari, nem mesmo foi anunciada oficialmente pelo prefeito eleito, Elinaldo Araújo, já começa a dar o que falar. Já vazaram os nomes das pastas que serão extintas. E a Secretaria de Turismo está entre elas. Nem mesmo os 42km de orla e um potencial turístico imensurável, em suas diversas vertentes, terá sido suficiente para manter a pasta.
A decisão soa estranho. Ainda que haja quem dega que 'há de se entender', uma vez que a Setur, desde sua criação nunca trabalhou como uma Secretaria. E essa conclusão se dá com base no trabalho que a mesma desenvolveu ao longo dos anos, sem deixar de registrar a tentativa do então prefeito Luiz Caetano de emplacar uma política de fomento ao turismo com o projeto Caminho dos 7 Paraíso, sem que houvesse sucesso.
Em que Camaçari cresceu turisticamente através de ações da pasta? Todos os complexos hoteleiros que aqui chegaram vieram através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e por conhecerem a orla de Camaçari nas campanhas feitas, em sua maioria, pelo governo do Estado, que ainda vende as praias de Camaçari como sendo de Salvador.
Pesquisa da própria Setur revela que mais de 90% das pessoas que frequentam nossa orla são de Salvador, onde a maioria possui casas na nossa orla. Isso mostra que nem apelo turístico temos lá fora. E o que existe de campanhas turísticas lá fora são feitas pelos complexos hoteleiros como o Vila Galé entre outros. O que, em termos de infraestrutura a Setur fez em Camaçari desde que existiu? Além da revitalização de algumas localidades, com Arembepe, nada que se possa relevar.
Talvez por essas e outras, manter uma Secretaria apenas pelo fato de a cidade possuir grande potencial turístico, para quem pensa o governo, ao que parece, não é o caso. E a extinção da Setur, principalmente por sua inoperância, mostra a importância que é dada ao turismo em Camaçari. E não apenas no tocante ao governo Elinaldo, mas tocando a todos que por aqui passaram.
Será que Camaçari continuará refém das receitas do Polo Industrial? Será que continuaremos jogando fora todo o potencial turístico de nossa cidade? Uma receita, que se explorada, se sombra de dúvida, não deixaria Camaçari entrar nessa crise econômica que entrou. Fica a pergunta.
Veja também:
Elinaldo anuncia hoje (28) reforma administrativa da Prefeitura de Camaçari
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|