O Mutirão de Glaucoma tem contribuído de diversas formas para a saúde dos munícipes. As ações incluem o apoio para tratamento e controle da doença, realização de avaliações de retorno a cada três meses, além da entrega gratuita de colírios, o que representa uma considerável economia mensal para os pacientes.
Um dos beneficiados é o aposentado Orlando Santos, 74 anos, que revelou economizar R$ 390,00 reais por mês com os colírios. Esse valor é revertido para os cuidados com a saúde da esposa, que precisa de medicamentos de uso contínuo, e do filho paraplégico.
O aposentado Orlando Santos foi um dos pacientes que compareceu no último sábado (26/11) para a reavaliação e recebimento dos colírios que acontece a cada três meses como continuação do tratamento feito por meio do Mutirão. A ação beneficiou 125 pessoas já programadas para o retorno, além de 54 novos pacientes que estiveram no local em busca do diagnóstico.
Os pacientes que foram para o primeiro atendimento realizaram consulta e exames, aqueles que confirmaram diagnóstico receberam colírios e devem retornar em três meses. Os que estiveram para retorno fizeram revisão, receberam os medicamentos e também retornam para acompanhamento em três meses.
O atendimento de sábado aconteceu no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde) e, inclusive, o prefeito Ademar Delgado e o secretário da Saúde, Washington Couto, acompanharam a atividade de perto.
O Mutirão do Glaucoma em Camaçari já aconteceu na UBS (Unidade Básica de Saúde) Camaçari de Dentro, na USF (Unidade de Saúde da Família) Nova Aliança, na Gleba C, na USF Santo Antônio, e UBS Gleba B, na sede. Na orla a ação também foi desenvolvida na UBS Arembepe, UBS Vila de Abrantes, UBS Monte Gordo e USF Barra do Pojuca.
A iniciativa é realizada através da parceria entre a Prefeitura, através da Sesau (Secretaria da Saúde), e o governo do Estado, por meio da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia).
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|