Em alusão ao Dia Municipal da Capoeira, a Prefeitura, por meio da Secult (Secretaria de Cultura) preparou uma ampla programação para celebrar a data. As atividades tiveram início no último dia 18 e seguem até sábado (26/11), com apresentações na sede e orla do Município.
A iniciativa contará com a participação de 12 grupos e associações de capoeira de Camaçari, os quais terão a oportunidade de realizar demonstrações públicas da manifestação cultural.
Nesta segunda-feira (21/11), as apresentações ficaram por conta dos grupos de Capoeira Engenho e Discípulos de Mestre Petróleo, que aconteceram às 10h e 15h, no Colégio Estadual de Vila de Abrantes e na Escola Municipal Cosme de Farias, na localidade de Vila de Abrantes, na orla e no bairro Phoc I, na sede, respectivamente. Na terça-feira (22/11), o grupo de Capoeira Filhos de Maré faz apresentação às 19h, no CEMC (Centro de Educação Municipal de Camaçari), no Phoc II. A primeira apresentação aconteceu na última sexta-feira (18/11), na Escola Sonho Feliz, no bairro Parque das Mangabas, com o grupo Associação de Capoeira Regional Bimbaê.
Além das apresentações de capoeira, o público participante terá a oportunidade de assistir apresentações de maculelê, puxada de rede e samba de roda. O ponto alto das comemorações será no dia 26 de novembro, a partir das 19h, no Teatro Alberto Martins, com diversas atividades como roda de conversa com os representantes locais da Cultura, do Conselho Municipal de Cultura e da Liga de Capoeira de Camaçari. Ainda no sábado, encerrando a programação, acontecerá apresentação da Orquestra de Berimbaus Obadx e show musical com banda local.
O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secult e do Conselho Municipal de Cultura, com apoio da Liga de Capoeira de Camaçari.
DATA
O Dia Municipal da Capoeira, sancionado pelo prefeito Ademar Delgado através da Lei nº1322/2014, é comemorado em 27 de dezembro. A data foi escolhida em homenagem ao dia do aniversário do capoeirista mais antigo de Camaçari, Raimundo Santana, mais conhecido como Mestre Petróleo. A roda de capoeira foi reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
PROGRAMAÇÃO
23 de novembro
Local - Escola Municipal Anísio Teixeira, Gleba E
Horário – 10h30
Grupo de Capoeira Viola de Ouro
Mestre - Zeca
Local - Escola Municipal Clube das Mães, Lama Preta
Horário – 15h30
Grupo Associação de Capoeira Grande União
Mestre - Saci
Local- CETEPS (Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana), Centro
Horário – 15h30
Grupo de Capoeira Inclusiva
Mestre - Ismael
Local – Escola Municipal de Barra do Jacuípe, em Barra do Jacuípe
Horário – 10h
Grupo de Capoeira Zabiacongo
Mestre – Geni
24 de novembro
Local - Colégio Giltônia Pereira de Souza, em Arembepe
Horário - 14h30
Grupo de Capoeira Abolição
Mestre - Bobô
Local – Escola Municipal Padre Paulo Maria Tonucci, Novo Horizonte
Horário - 15h
Grupo de Capoeira Estrela do Céu
Mestre - Oliveira
Local – Escola Professor Luiz Rogério, na Gleba C
Horário - 18h30
Grupo de Capoeira Cultura Brasileira
Contramestre - Foquinha
25 de novembro
Local - Colégio Giltônia Pereira de Souza, em Arembepe
Horário – 10h30
Grupo de Capoeira Kirubê
Mestre - Orelha
26 de novembro
Local - Teatro Alberto Martins
19h - Receptivo
19h30 - Abertura
19h50 - Orquestra de Berimbaus Obadx
20h30 – Apresentação musical
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|