O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped), já apresenta um novo formato. Maior e mais funcional, o Centro de Pesquisas teve um investimento de R$ 20 milhões para reforma, adequação e modernização do espaço. A intervenção que já está chegando na fase final, recebeu na manhã de sexta-feira (18), a visita de uma comitiva liderada pelo titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), Manoel Mendonça. A unidade de pesquisa é vinculada a Secti.
O equipamento localizado em Camaçari, às margens da BA-512, é considerado um dos mais relevantes, no que diz respeito à realidade da ciência, tecnologia e inovação na Bahia. Dentre as intervenções, o Ceped receberá a instalação de dois conjuntos de laboratórios compartilhados e de um novo laboratório de prestação de serviços, que juntos serão dotados de 40 equipamentos de última geração. Esta é a maior intervenção realizada no local desde 1970, ano de inauguração do complexo.
A Secretaria de Ciência e Tecnologia informa que os laboratórios vão atender a diferentes necessidades; um dos laboratórios compartilhados é mais generalista e o outro possui especificidade, que é o Centro de Estudos em Biorrefino. Nos espaços, será possível encontrar itens como cromatógrafos, máquina de absorção atômica e plasma. A previsão é de que com os equipamentos novos, o Centro aumente a capacidade de prestar serviços e, consequentemente, a receita, voltando a ser referência como polo de pesquisas dentro do estado.
Equipamentos
Os equipamentos poderão ser utilizados por diversas instituições e o requisito inicial é se tratar de entidades públicas ou privadas, se forem voltadas ao ensino. Em um segundo momento, empresas que queiram fazer uso dos dispositivos para desenvolver pesquisas poderão integrar a rotina do local.
Em contrapartida, quem usar o laboratório vai participar da divisão de gastos dos consumíveis dos equipamentos.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|