Galeria de Fotos

Não perca!!

Cidade

Aedes Aegypti: entulho clandestino pode ser foco do mosquitoAedes Aegypti: entulho clandestino pode ser foco do mosquito

Filas nos hospitais, dengue, zica, chikungunya e alagamentos... E, a culpa pode ser sua. Descarte de entulho em local clandestino, lixo armazenado ou a embalagem vazia jogada pela janela. São pequenas ações que trazem uma grande dor de cabeça (literalmente), não só para os sujões, mas para toda a sociedade. Diariamente surgem novos pontos de descarte clandestino de entulho no município; alguns são eliminados, mas sem o apoio da população é impossível acabar com o problema.

Um exemplo dessa prática acontece na Avenida Parque Industrial, atrás do Estádio Armando Oliveira, local onde semanalmente a Limpec retira mais de 15 toneladas de entulho, podas e pneus descartados irresponsavelmente. O grande acumulo de lixo e entulho acaba se transformando em um ‘berçário’ ideal para o Aedes Aegypti, além de animais peçonhentos.

Segundo o diretor-técnico da Limpec, André Anjos, a maior dificuldade é ter o apoio da população. “Todo mundo sabe que jogar lixo na rua, principalmente pneus velhos, pode virar foco do mosquito da dengue, mas por que joga? Não dá para limparmos o local num dia e no outro a população jogar lixo no local de novo. Dessa forma estamos jogando dinheiro fora e colaborando para que o Aedes Aegypti se prolifere”, reclama.

Outro dano causado pelo descarte ilegal é na natureza. O lixo jogado em terrenos baldios e áreas rurais são arrastados pela chuva e acabam em rios e lagoas. Uma ação conjunta realizada pela Prefeitura de Camaçari envolvendo a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Limpec, Abrantes Ambiental e moradores da sede e orla, retirou quase cinco toneladas de lixo no manguezal e foz do Rio Jacuípe, no último sábado (16).

Em nota, a Limpec informa que entre os resíduos encontrados o que mais chamou a atenção foi o grande volume de fraldas descartáveis e até absorventes jogados no rio e carregados pela correnteza para dentro do manguezal. Contudo o maior volume continua sendo de garrafas PET e latinhas de cerveja e refrigerante. A operação é uma forma de preservar as condições de banho e reprodução dos animais nesses locais.

A próxima ação do grupo acontecerá no Rio Capivara nas proximidades da Aldeia Hippie em Arembepe. A Limpec informa que as pessoas com pneus inservíveis ou entulho de reforma/construção, podem ligar para o 0800 (0800-284-6484) da Limpec ou para o 3622-8300 e uma equipe irá até a residência fazer a coleta.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

Ação conjunta retira quase cinco toneladas de lixo do Rio JacuípeAção conjunta retira quase cinco toneladas de lixo do Rio Jacuípe

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br