A tradicional Livraria Cultura, localizada no Salvador Shopping, fechou as portas na última semana. A unidade, inaugurada em 2010, era a única do estado da Bahia. No lugar, será inaugurada uma loja de artigos esportivos.
A marca justificou o fechamento no local por questões financeiras. A livraria também ressaltou que as lojas físicas então enfrentando grandes desafios, mas prometeu retornar a Salvador no futuro. Em setembro deste ano, a Livraria Saraiva também fechou suas operações no estado devido ao baixo faturamento.
Para tentar manter as operações, em 2020, a rede assinou um contrato para mudar a localização da loja para um espaço novo no mesmo shopping, mas voltou atrás na decisão.
Recuperação judicial
No mês passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) reconheceu o pedido da Livraria Cultura para incluir um aditivo ao seu plano de recuperação judicial, que teve alguns de seus compromissos afetados pela crise da pandemia da covid-19. Com a decisão, a companhia conseguiu aprovar uma nova proposta de pagamento ao credores, uma espécie de “plano covid”.
Dessa maneira, a companhia, que está em recuperação judicial desde 2018, conseguiu mais uma chance de evitar sua falência. Na crise sanitária, a rede de livrarias perdeu cerca de 70% do faturamento. Das 13 lojas que mantinha, restaram apenas seis.
E a dívida acumulada até 2018, ano em que a Cultura entrou com o pedido de recuperação judicial, era de R$ 285 milhões. Na prática, um novo plano que se encaixava na realidade do varejo, com os fechamentos de lojas impostos pelas medidas de combate à pandemia.
Veja também:
Último capítulo - Livraria Saraiva fecha todas as suas unidades em Salvador
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|