A ação integrou o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e teve como objetivo ampliar o acesso das mulheres ao exame (Foto: Juliano Sarraf)
De acordo com dados divulgados pela Prefeitura de Camaçari nesta terça-feira (06), o município, em parceria com o Governo do Estado, realizou 1.212 exames de mamografia gratuitos entre os dias 7 e 26 de abril. A ação integrou o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e teve como objetivo ampliar o acesso das mulheres ao exame, essencial para a detecção precoce da doença.
Os atendimentos foram realizados em uma unidade móvel do Governo do Estado que esteve na sede, de 7 a 12 de abril e em Barra do Jacuípe, de 14 a 26 de abril. Foram 628 exames realizados na sede e 584 na orla, em mulheres de 22 a 69 anos. Não foi divulgado se houve algum caso de patologia diagnosticada.
A secretária da Saúde do município, Rosangela Almeida, atribuiu o número de atendimentos, considerado um sucesso, à atenção humanizada. “Trabalhamos com muito amor e com muita dedicação. O cuidado com a saúde, de forma humanizada, é sempre a nossa meta e a nossa missão para atender melhor cada um”, afirmou.
Sim, mas e os remédios?
Infelizmente, o mesmo sucesso não pode ser comemorado em relação ao abastecimento de medicamentos e outros suprimentos nas unidades de saúde e nem à fila da regulação, que tem andado a passos lentos: a população segue reclamando diariamente e permanece sem uma resposta efetiva.
É compreensível que as heranças malditas do governo anterior, somadas ao bloqueio no orçamento imposto pela Câmara (também na gestão anterior) e derrubado por via judicial apenas no início do mês passado, tenham dificultado muito a vida da gestão. No entanto, está faltando, no mínimo, diálogo claro com a população, medidas de atenção emergencial e prazos claros.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|