Galeria de Fotos

Não perca!!

Saúde

No verão, há redução de doadores e aumento da demanda nos hospitais e unidades de saúde (Foto: Fernando Vivas | Ag. A TARDE)No verão, há redução de doadores e aumento da demanda nos hospitais e unidades de saúde (Foto: Fernando Vivas | Ag. A TARDE)

A estação mais esperada do ano também é a mais temida para os hospitais e unidades de pronto-atendimento. Com o verão, os estoques de bolsas de sangue caem e a demanda aumenta. Para reverter esse quadro, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) faz apelo para estimular a doação de sangue.  O período de férias e festividades são uma combinação preocupante para o setor:  aumenta o movimento nas estradas, com mais acidentes envolvendo vítimas que precisam de transfusão.

O Hemoba convoca os doadores habituais e demais voluntários para evitar uma crise no fornecimento de sangue para hospitais e unidades de pronto-atendimento. Para ser um doador é preciso apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior), não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos.

Não podem doar: mulheres grávidas, ou em fase de amamentação; aqueles que tiverem ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação; que tiverem feito tatuagem ou piercing há menos de 1 ano; e os que tiveram hepatite após os dez anos de idade.

Em Camaçari, a doação pode ser realizada na UCT-HEMOBA do Hospital Geral de Camaçari (HGC). Outra opção é o hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br