As eleições municipais deste ano em Camaçari trazem mais uma novidade, além da possibilidade de segundo turno: o aumento do número de vereadores na Câmara Municipal. Até o momento, a cidade conta com 21 edis, mas, nas eleições de 2024, serão disputadas 23 cadeiras.
Essa mudança ocorre em função do crescimento populacional registrado no Censo do IBGE de 2022, segundo o qual Camaçari tem atualmente 300.372 habitantes.
O número de vereadores é determinado pelo artigo 29, inciso IV da Constituição Federal. Quanto maior o número de habitantes, maior o número de cadeiras na Câmara. Municípios com mais de 160 mil até 300 mil habitantes têm 21 vereadores. Já cidades com 300 mil até 450 mil habitantes têm 23. O objetivo é garantir a proporcionalidade e o equilíbrio da representação na casa legislativa.
Candidaturas
Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Camaçari tem, neste momento, 286 candidaturas registradas para o cargo de vereador. Esse número, no entanto, ainda pode sofrer alterações, uma vez que eventuais indeferimentos de candidaturas por parte do TSE podem reduzir o total de postulantes ao legislativo municipal.
Reeleição
Todos os vereadores atualmente em exercício na cidade estão concorrendo à reeleição, exceto Flavio Matos (União Brasil) e Professora Angélica (PP). Flavio Matos é candidato à prefeitura de Camaçari, enquanto Professora Angélica disputa o cargo de vice-prefeita na mesma chapa.
VEJA TAMBÉM
Pesquisa BNews aponta vantagem de Caetano em todos os cenários
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|