Galeria de Fotos

Não perca!!

Política

Regularização do título de eleitor pode ser feita até o dia 4 de maio (Foto: Joá Souza/Ag. A TARDE)Regularização do título de eleitor pode ser feita até o dia 4 de maio (Foto: Joá Souza/Ag. A TARDE)

Órgão mantém serviço online, mas atenderá com hora marcada e com serviço itinerante

A dois meses do encerramento para a regularização dos eleitores para a eleição deste ano, que será no dia 4 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) anunciou nesta quinta-feira, 3, que retomará o atendimento presencial, tanto na sede, no CAB, quanto em postos SAC e zonas eleitorais. Por conta da pandemia, os atendimentos precisam ser agendados no portal do órgão (clique aqui) ou pelo telefone (71) 3373-7000. No entanto, a principal novidade anunciada pelo presidente do TRE-BA, Roberto Maynard Frank, foi o lançamento do serviço de atendimento itinerante “TRE-BA em Todo Lugar”, que funcionará em caminhões que circularão pelo estado até o último dia de prazo para regularizar eleitores, independentemente de estes não terem feito biometria ou de terem se ausentado por três pleitos consecutivos. Os caminhões têm a mesma estrutura de trabalho que a sede, o SAC e as zonas eleitorais, com servidores da instituição e computadores.

 

“Peço a você, eleitor e eleitora que vai completar 16 anos, participe. Você também, que tem título cancelado, vocês todos serão muito bem atendidos”, disse Roberto Maynard Frank em coletiva de imprensa na sede do órgão. Os três caminhões que circularão pela cidade são fruto de uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), que possibilitará ao TRE-BA uma economia em torno de R$ 200 mil, já que os caminhões tiveram toda sua estrutura interna feita pela Fieb.

O presidente da Fieb, Ricardo Alban, alegou que a parceria com o TRE-BA representa os valores da organização que agrega as indústrias do estado. “Uma ideia tão oportuna e tão merecedora, nós tivemos que aderir. Dois fazem melhor do que um, e isso precisamos exercitar em nosso país, para assim mitigar as grandes diferenças sociais e econômicas que nós temos em nosso país”. A Fieb foi convidada pelo TRE-BA para colaborar com o serviço de atendimento itinerante. “É uma instituição do terceiro setor que não participa politicamente do processo eleitoral. É uma organização que agrega ao Tribunal Regional Eleitoral a sua tecnologia, implementando a sua boa prática através do seu trabalho de excelência com as oficinas ligadas ao Sistema Fieb”, alegou Roberto Maynard Frank.

Calendário do “TRE em Todo Lugar”

As três primeiras cidades a receber o serviço serão Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, por serem os municípios com o maior número de títulos cancelados. A capital baiana tem 377.470 títulos cancelados, o que representa 19,75% do seu eleitorado de 1.928.771, seguido da Princesa do Sertão, com 70.015 títulos cancelados, 17,11% dos seus 409.145 títulos de eleitor, e da maior cidade do Sudoeste, com 49.426, 20,82% dos seus 237.309 títulos.

Onde encontrar os caminhões?

Em Salvador, o veículo ficará entre os dias 7 e 9 de março no Colégio Estadual Rotary, na Ladeira do Abaeté, em Itapuã, das 8h às 19h; e de 10 a 12 de março no Centro Social Urbano de Pernambués, das 8h às 19h na quinta e na sexta e das 8h às 13h no sábado.

Em Feira de Santana, o caminhão atenderá no dia 7 de março no Colégio Estadual Padre Henrique, no Distrito de Humildes, das 8h às 19h; do dia 8 ao 10 de março no SAC da Rodoviária; e nos dias 11 e 12 na Creche Paulino, no Distrito de Maria Quitéria, sendo no dia 11 com atendimento pela tarde e no dia 12 com atendimento das 8h às 19h.

Já em Vitória da Conquista, o atendimento acontecerá, do dia 7 ao 12 de março, no Centro Cultural Glauber Rocha, no bairro Brasil; no dia 12 de março acontecerá no Colégio Moisés Meira, no Distrito de José Gonçalves. Do dia 7 ao dia 10, o atendimento será das 8h às 19h; no dia 11 será apenas pela manhã no Bairro Brasil; e no dia 12, o funcionamento será das 8h às 19h.

O Serviço “TRE-BA em Todo Lugar” circulará por outros municípios baianos, mas o calendário para depois do dia 12 ainda não foi divulgado.

As eleições no Brasil acontecerão no dia 2 de outubro, com segundo turno previsto para o dia 30 de outubro. A Bahia tem, segundo dados do TRE-BA do dia 3 de março, 10.246.362 títulos de eleitor. Porém, 2.294.537 destes títulos estão cancelados até o momento, o que equivale a 22,35% do total. Além da volta do atendimento presencial e dos caminhões, quem quiser regularizar ou fazer seu título pode acessar o Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE). A plataforma também estará disponível até o dia 4 de maio, tanto no site do TRE-BA (clique aqui para entrar) quanto no Telegram, no endereço @maiatrebot. Para as pessoas que preferem chamada telefônica, ligações podem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelo telefone (71) 3373-7000. O pagamento das pendências com o TRE-BA pode ser feito em tempo real, sem pedir a GRU (Guia de Recolhimento da União), por pix ou cartão de crédito. Os eleitores com pendências que não tiverem condições financeiras de realizar pagamento, segundo o presidente do TRE-BA, devem formalizar uma declaração alegando sua situação para um juiz da Justiça Eleitoral.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br