Galeria de Fotos

Não perca!!

Opinião

De esquerda ou de direita, nosso ideal maior é o bem-viver na nossa cidadeDe esquerda ou de direita, nosso ideal maior é o bem-viver na nossa cidade

Essa é uma palavra que foi içada à moda por coaches, líderes espirituais e espiritualistas. A despeito do foco empreendido nos discursos de cada um, há um ponto forte em comum: todos apontam para a importância de haver um sentido para a existência de tudo e qualquer coisa; uma razão de ser e de fazer o que somos e fazemos.

Sem propósito, dizem, nossas ações estão fadadas ao vazio e consequentemente ao insucesso. Ou ainda, à infelicidade.

No dicionário Michaelis, propósito tem 4 definições: intenção, decisão após consideração e várias possibilidades, objetivo e bom senso. Mas, o conceito de propósito do qual estamos falando vai além: define algo maior e mais profundo, que possa fazer uma existência ser grande o suficiente para impactar de forma positiva a vida das pessoas ao nosso redor.

Propósito é a alma das coisas.

É um pouco curioso imaginar a alma de um jornal ou de um site jornalístico. Porque, de cara, o propósito de todo jornal é informar. E todo jornal é uma empresa, então, haveria também o propósito de gerar lucro para os donos do negócio. Essa, no entanto, seria a definição baseada no dicionário.

Porém, propósito é alma das coisas.

Nem toda coisa tem alma, assim como, em determinados casos, nem todo ser humano se permite ser a essência que habita a sua, vá ela para o lado que for. A alma das coisas está intimamente ligada à alma da pessoa que a sustenta. Essa jornalista que vos escreve, velha amiga do Camaçari Fatos e Fotos, ou simplesmente CFF, não exita em dizer que a ‘alma’ desse portal é a alma de Antônio Franco Nogueira, mais que dono, o pai deste site.

Em geral, sites vivem e sobrevivem a partir de uma linha editorial (política, polícia, sensacionalismo, etc...) definida pela pessoa à frente do negócio, com espaços para venda de anúncios. Não raro, o anunciante principal é quem acaba definindo a linha editorial, pelo menos em alguns aspectos.

Mas, o CFF é diferente e aí está o seu propósito. ‘Seria bom que o site se sustentasse’, Franco sempre diz, mas, ao ter que escolher entre a sua verdade e as finanças, sempre escolheu a verdade. O propósito do CFF é justiça, bem-estar social e amor por quem quiser recebe-lo – digo o amor, que a todo custo é derramado sobre a cidade.

Franco, nascido em Maragogipe, ama Camaçari e foi esse amor que deu origem ao site. O CFF nasceu para ser uma ferramenta jornalística de cuidado com o município e carinho com o povo. Não há "mídia" cara o suficiente para comprar essa verdade.

E cá se veem quase 16 anos de existência e de serviço prestado à sociedade camaçariense.

Um dos primeiros sites da cidade, um dos poucos cuja linha editorial resistiu às mudanças de governo – apesar de determinadas “previsões”, um dos poucos que não sucumbiu ao "sangue na tela" como meio de sobrevivência. Até por que, pelo sangue se esvai a alma. E isso não nos faz bem nem deveria “agradar” a alma vivente nenhuma.

Ao longo de todos esses anos, entre os altos e baixos que o portal teve que enfrenta, brasileiro que ele é, o CFF sempre se manteve fiel ao seu propósito de existir, se tornando parte do dia-a-dia de um sem-número de famílias da cidade e também de fora e ainda de longe dela. A palavra é gratidão.

Gratidão, primeiramente à Deus, que traçou as linhas certas para que o CFF pudesse existir. Naquela época, Franco ainda não era convertido. Muitos anos se passaram e ele reencontrou o caminho da verdade de Cristo. O CFF, claro, passou a seguir os mesmos passos, como seus leitores já deve ter percebido.

Com isso, o site passou a ter uma alma ainda mais bela: uma alma cristã. Hoje, além das notícias da terra, o CFF publica "notícias" do céu, sendo também veículo para aproximar aqueles que buscam da palavra do Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

A ainda mais um registro de agradecimento a fazer, dessa vez a você: gratidão por cada comentário, cada acesso, cada entrevista, cada denúncia enviada, cada página acessada, que para a família CFF significa incentivo: nos faz manter em mente porque estamos aqui.

Para 2021, uma promessa, conforme Deus nos permita: continuar sendo, mais que um jornal, um parceiro das famílias da cidade, o por que não, também das que não são daqui. Estar diariamente ao lado de cada família, ser porta-voz da nossa sociedade, seguir com nosso trabalho sendo sempre pautado na honestidade, na lealdade, e nos princípios que nos permeiam.

O CFF tem um lado: somos um site de esquerda? Talvez. Ou somos de Direita? Talvez. Nosso lado muda de acordo com a qualidade da gestão municipal. Certo é que o lado do qual este portal não arreda o pé, é o que professa, que confessa, o Evangelho de Cristo. Coisa que nenhum partido político fará, nenhum partido andará em consonância com os Seus preceitos. Porém não torcemos contra a vida de ninguém, quer seja de direita, quer seja de esquerda. Sentimento de ódio não existe aqui. Haja visto nosso diretor dizer que um dia também foi pecador, mas alcançou uma melhor promessa, promessa que deseja que alcance os de direita do mesmo modo que os de esquerda. É importante deixar isso claro, caso ainda haja dúvidas. Porém, não somos defensores do indefensável nem estamos engessados a um idealismo vazio. Há propósito aqui.

Claro deve estar, que somos pautados pela justiça. De esquerda ou de direita, nosso ideal maior é o bem-viver na nossa cidade. Assim, os elogios e as críticas virão, conforme cada consciência, então nem sempre de acordo com o trabalho de cada um.

Quanto á nós, nosso desejo é poder fazer mais e mais elogios, porque isso significaria que a população está vivendo bem. Aliás, nós estaríamos vivendo bem: a família CFF também é família camaçariense.

Contudo, o objetivo maior desse texto é agradecer a você, que faz parte dos nossos quase 16 anos de história. Entre, puxe uma cadeira e sinta-se em casa: esse espaço é seu. Estaremos aqui, por mais um ano, assim nos seja permitido pelo Criador das coisas e Dono das pessoas, fazendo nosso melhor pela nossa cidade. E queira Deus, que juntos.

Feliz 2021 – dentro das possibilidades por Deus à todos dispensadas, da família CFF para a sua família.

Antônio Franco Nogueira, diretor do Camaçari Fatos e Fotos (CFF)Antônio Franco Nogueira, diretor do Camaçari Fatos e Fotos (CFF)

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br