Um vídeo que circula nas últimas horas nas redes sociais gerou burburinho entre internautas não apenas pelo quanto é terrível, mas também por mostrar algo no mínimo inusitado e inaceitável. Uma coluna de caminhões do Exército Brasileiro aparece engolida pelas águas das enchentes, no Rio Grande do Sul. O registro foi feito na área central do município de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Feito por um civil que circula por um trecho urbano num barco, no que parece ser a Rua República, o vídeo mostra pelo menos três grandes caminhões militares totalmente submersos, com uma numerosa tropa em cima das lonas que servem de teto para os veículos pesados. Alguns dos militares usam braçal de couro preto da “PE” (Polícia do Exército). Questionado pelo barqueiro sobre “desde que horas estão ali”, os soldados demonstram irritação e não respondem.
A situação chama a atenção pelo quanto é absurda. Presume-se que oficiais das Forças Armadas brasileiras, independentemente de servirem nos ramos terrestre, aéreo ou marítimo, são servidores públicos altamente treinados por anos para conduzirem suas tropas, seja numa situação de guerra ou de catástrofe.
Comandantes de unidades numerosas têm uma patente mais elevada pois entende-se que eles conduzirão o efetivo sob sua responsabilidade por locais minimamente seguros e que permitam deslocamento. Saber como está o solo, a rapidez da subida da maré ou do nível de um rio, ou ainda traçar uma estratégia eficiente, com conhecimento técnico, é o mínimo que a sociedade espera desses homens e mulheres pagos com o dinheiro dos impostos recolhidos dos contribuintes.
VEJA TAMBÉM
Ô DIFERENÇA - Governo anuncia medidas de apoio ao RS no valor de R$50,9 bi
Efeito Lula: governo federal socorre com comida e Cozinhas Solidárias famílias do RS
Lula garante verba para reconstrução de estradas no RS; "e sem burocracia"
Para brasileiros, governo do RS tem ‘muita responsabilidade’ pela tragédia, indica pesquisa
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|