Galeria de Fotos

Não perca!!

Nacional

Equinócio de Outono (Foto: Pixabay/Reprodução)Equinócio de Outono (Foto: Pixabay/Reprodução)

O outono chega em todo o Brasil nesta quarta-feira (20) marcando a transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco no país. Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o enfraquecimento do fenômeno El Niño e as temperaturas acima da média histórica em todo o país marcarão a estação este ano.

As previsões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em parceria com o Inmet mostram que as temperaturas devem ficar mais elevadas do que a média histórica ao longo do período, com exceção do centro-sul do Rio Grande do Sul. Durante o equinócio, é esperado que as temperaturas comecem a abaixar em razão de uma massa de ar frio.

A partir da noite desta quarta (20), uma frente fria provocará uma queda significativa nas temperaturas, especialmente no Sul e no Sudeste, com a primeira semana marcada pelo alto risco de chuvas e temporais. Uma massa de ar quente e úmida está atuando sobre a região Sul, o que aumenta a chance de eventos climáticos intensos. As temperaturas devem variar entre 18ºC e 28ºC.

Nos meses de abril, maio e junho neste Outono, alguns fenômenos comuns são esperados, como nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Geadas nas regiões Sul, Sudeste e Mato Grosso do Sul. Um pouco de neve em áreas serranas e planaltos da Região Sul; e por fim, friagem nas regiões Sul da Região Norte, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Características do Outono


Variação nas chuvas

Enquanto algumas regiões podem ter uma diminuição nas precipitações, outras podem experimentar um aumento na frequência de chuvas, como o Sul e Sudeste. É importante ficar atento às previsões do tempo para sua região para se preparar para as mudanças climáticas.

Folhagem colorida

Em regiões com clima mais próximo do temperado, como o Sul do Brasil, as folhas das árvores mudam de cor, chegando a tons de amarelo, laranja e vermelho.

Dias mais curtos

Após o equinócio de outono, os dias começam a ficar mais curtos. Isso significa que teremos menos horas de luz solar, o que pode afetar o nosso ritmo de vida e a nossa rotina.

Frente fria

O outono é frequentemente marcado pela passagem de frentes frias, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Isso pode trazer quedas bruscas de temperatura e chuvas intensas em algumas áreas.

Variação de clima

Devido à grande extensão territorial do Brasil, as características do outono podem variar consideravelmente de uma região para outra. No Sul, por exemplo, as temperaturas podem ser mais baixas e as mudanças na vegetação mais marcantes. Já no Norte e Nordeste, as temperaturas podem ser mais estáveis e a vegetação menos propensa a mudanças.

(Foto: Inmet/Reprodução)(Foto: Inmet/Reprodução)

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br