A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC sigla em inglês) publicou, nesta sexta-feira, 8, o primeiro Global Stocktake, que mostra as ações contra a crise climática.
Segundo os anúncios na última conferência climática, a indicação é que a humanidade está rumo a um aumento de 2,4°C a 2,6°C na temperatura média global em relação aos níveis anteriores à Revolução Industrial. As informações são da Folha de São Paulo.
Caso os compromissos de longo prazo de neutralidade climática apresentados na COP27, a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas for totalmente colocadas em prática, o mundo tem a possibilidade de limitar o aquecimento entre 1,7°C e 2,1°C.
"A ambição de mitigação das NDCs não é coletivamente suficiente para alcançar a meta de temperatura do Acordo de Paris", diz o relatório. NDC é a abreviação para "nationally determined contribution", ou contribuição nacionalmente determinada. Em resumo, são as metas de redução de emissões que os próprios países determinaram para si.
Para alcançar uma redução de emissões de gases-estufa de 43% até 2030, 60% até 2035 (em comparação a 2019) para finalmente chegar ao chamado "net zero" global em 2050, "muito mais ambição em ação e suporte para implementação de medidas domésticas [internas, dos países] é necessária", aponta a avaliação.
Veja também:
Lula embarca para Nova Déli para participar da Cúpula do G20
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|