Galeria de Fotos

Não perca!!

Nacional

A agência cita casos de ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça (Foto: Shutterstock)A agência cita casos de ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça (Foto: Shutterstock)

Agência cita casos de ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou alerta sobre uso de produtos para trançar e modelar cabelos comercializados no país. Esses produtos estariam “ocasionando cegueira temporária, entre outros efeitos indesejáveis”.

Não foram especificados quais produtos estão sendo prejudiciais à saúde, mas em março desde ano a Anvisa suspendeu a fabricação e distribuição da Pomada para Tranças Ômegafix, fabricada por Cape Indústria de Cosméticos Ltda, após uma manicure ficar mais de quatro dias sem enxergar.

A agência cita casos de ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça. “Segundo diagnóstico médico, em um dos casos, o paciente apresentou lesão grave nos olhos. Há ainda relatos de demora na recuperação da visão de consumidores com prazos de até 15 dias”.

Ainda de acordo com a Anvisa, a maior partes dos casos foi registrado em mulheres. Em um deles, o uso do produto estava relacionado com banhos de piscina e mar. Essa combinação pode ter favorecido o contato do produto com os olhos, cujos efeitos indesejáveis podem ter sido potencializados com a água de piscina e do mar, já que e há substâncias químicas comprovadamente irritantes aos olhos nesses ambientes.

Manicure em visão


Em março deste ano, a manicure Josiane Reis de Souza, de 41 anos, passou mais de quatro dias sem enxergar após ter usado a pomada modeladora para tranças Ômegafix. Ao mergulhar em uma piscina no dia seguinte, o produto teria entrado em contato com as suas córneas e provocado queimaduras.

"A minha visão foi ficando toda esbranquiçada, tudo nublado, parecia que eu estava dentro de uma nuvem de fumaça. Durante a madrugada, eu já não conseguia mais enxergar. Então, eu tive que ir ao hospital porque os meus olhos queimavam muito. Chegando no Hospital do Olho, o médico averiguou que a minha córnea havia sido queimada", disse a manicure ao G1 na época.

Médicos especialistas ouvidos pelo g1 afirmaram que o contato de produtos químicos com a córnea pode causar queimaduras e até cegueira definitiva. Segundo o oftalmologista Keller Azevedo, alguns tipos de produtos podem causar a ceratite química, uma espécie de queimadura que danifica a superfície da córnea.

"Se for superficial, é um embaçamento temporário. Se for profundo, pode ser definitivo", afirma.

Manicure Josiane Reis de Souza, de 41 anos, denuncia pomada Ômegafix, utilizada para fazer tranças no cabelo (Foto: Reprodução)

Ainda em março a Anvisa proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso da Pomada para Tranças Ômegafix, fabricada por Cape Indústria de Cosméticos Ltda., CNPJ 03.129.545/0001-90.

A medida, que também determinou o recolhimento da pomada, foi publicada no Diário Oficial da União  por meio da Resolução RE 892.  

"Como o produto não está regularizado como cosmético junto à Agência, não é possível aferir a segurança de uso da pomada. Nos últimos dias, a Agência tomou conhecimento, pela mídia, de casos sobre problemas oculares relatados por usuários após o uso da pomada. Diante das denúncias, foi aberto um dossiê de investigação referente ao caso", disse a nota na época.

Nota da Ômega Fix

"Em nossos rótulos constam as informações adequadas de uso, cuidados e o contato do produto com os olhos. Lamentamos o ocorrido e com respeito aos nossos clientes e a Anvisa, os nossos produtos que já tinham informações de cuidado, será reforçada e atualizada.

Todas as pomada são feitas a base de água e com isso em contato com água , ele pode sim se desfazer. A pomada é um produto de grau 1: São aqueles que possuem propriedades básicas, as quais não precisam ser comprovadas inicialmente e não requerem informações detalhadas quanto ao seu modo de usar e suas restrições de uso. Assim como outros produtos inclusos em nosso cotidiano, como por exemplo: perfumes, esmaltes, cremes sem ação fotoprotetora. (Informações da avisa)

Asseguramos ainda que em nosso rótulo havia o número de processo junto a Anvisa, para assim concluir a regulamentação. E o andamento desse processo não implicava na distribuição do produto. E estaremos atualizando esse número de processo.

Aos nossos clientes trancistas, distribuidores e clientes finais informamos o reforço aos cuidados com o uso do produto em praia, PISCINA ou qualquer tipo de contato com outro produto químico."

Produtos sem registro

O alerta da Anvisa foi emitido na última terça-feira (13). A Anvisa ressaltou ser de fundamental importância que quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados ao uso desses produtos, e de outros cosméticos, sejam registrados.

Para denunciar e registrar casos desse tipo basta acessar os links:

Cidadão e profissionais que manejam produtos cosméticos: https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR
Empresa e profissionais da saúde (após realização de cadastro): https://www8.anvisa.gov.br/notivisa/frmLogin.asp

Efeito grave

Segundo a Anvisa, um efeito indesejável grave é uma reação adversa inesperada e prejudicial à saúde humana, que leva à incapacidade funcional temporária ou permanente, invalidez, hospitalização, anomalias congênitas, risco imediato à vida ou morte.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br