Do time considerado titular do Vitória na reta final do Brasileirão, apenas cinco jogadores estão garantidos por contrato na Toca do Leão na próxima temporada: o goleiro Fernando Miguel, o lateral-esquerdo Euller, o volante Marcelo e os atacantes Marinho e Kieza. Caso não tenham o vínculo renovado, outros cinco se despedirão do clube com o fim da Série A. O lateral Diego Renan, os zagueiros Kanu e Victor Ramos, o volante Willian Farias e o atacante Zé Love estão com o contrato chegando ao fim. Já o meia Cárdenas tem compromisso com o Leão até o dia 10 de fevereiro de 2017, embora na prática a situação não seja muito diferente dos atletas cujo contrato expira em dezembro, já que a Copa do Nordeste começa no dia 26 de janeiro, e o Baiano, no dia 29. Se não renovar, ele só disputará os cinco primeiros jogos da próxima temporada.
Contabilizando todo o elenco profissional, titulares e reservas, 13 jogadores terão seus contratos finalizados este mês, caso dos zagueiros Kanu e Victor Ramos e do centroavante Zé Love. A situação do volante Willian Farias, emprestado pelo Cruzeiro, é especial. A diretoria do Vitória está negociando a compra dos direitos econômicos do atleta, que pertencem a Cruzeiro, Coritiba e empresários.“Tem uma chance grande. Assinado não tenho nada, mas a chance é grande de eu voltar e ficar um bom tempo", afirma Willian Farias. "É uma situação que eu quero também e até demorou muito pra que acontecesse, porque eu já tinha expressado minha vontade de ficar há uns cinco meses, mas o Vitória faz planejamento pra um ano e isso é uma das coisas que eu vejo que precisa mudar. Jogadores que se identificam com a torcida têm que fazer contrato longo”, critica o jogador. “É um clube que eu me identifiquei, o torcedor me abraçou e a chance é muito grande”.
As outras renovações serão de responsabilidade dos dirigentes que assumirem em 2017. O clube realizará eleições na próxima quinta-feira (15). O atual presidente, Raimundo Viana, é candidato à reeleição. Já o vice-presidente, Manoel Matos, muito ligado à diretoria de futebol atualmente, adiantou que não seguirá no clube.