trabalhadores estão internados no Hospital Santa Helena, em Camaçari
Pouco tempo depois da divulgação das denúncias sobre condições degradantes de trabalho, no canteiro de obras da da fábrica da montadora Build Your Dreams (BYD) no Polo Industrial de Camaçari, dois trabalhadores chineses, terceirizados, sofreram acidentes em dias consecutivos. Os episódios ocorreram no domingo (1º) e na segunda-feira (02). Um dos operários teve um dedo amputado, enquanto o outro sofreu uma fratura na perna.
Os trabalhadores estão internados no Hospital Santa Helena, em Camaçari. A situação foi acompanhada pela diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Camaçari e Região (Sindticcc), que esteve no local nesta terça-feira (3). Antonio Ubirajara, conhecido como Bira, coordenador-geral do sindicato, enfatizou a importância de fiscalizar as condições de trabalho. “É essencial exigir que todas as empresas envolvidas na obra cumpram as normas de segurança e ofereçam condições dignas para a categoria”, afirmou.
A BYD confirmou que os trabalhadores são contratados por empresas terceirizadas responsáveis pelas obras prediais. Em nota, a montadora informou que os dois receberam atendimento médico imediato no local e, em seguida, foram encaminhados para o hospital, onde continuam em tratamento. A empresa declarou também que instaurou uma sindicância para apurar as causas e responsabilidades dos acidentes, além de monitorar o estado de saúde dos envolvidos.
O Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA) foi acionado pelo Sindticcc e informou que irá analisar o caso. O órgão já havia instaurado um inquérito para investigar as condições de trabalho na obra, após receber uma denúncia anônima em 30 de outubro. No dia 11 de novembro, o MPT realizou uma inspeção no local, abrangendo a montadora e três empresas terceirizadas, mas não divulgou detalhes sobre eventuais irregularidades encontradas.
A obra de instalação da fábrica da BYD, prevista para ser um marco no Polo Industrial de Camaçari, agora atrai a atenção não apenas pelo investimento econômico, mas também pelas condições de segurança e trabalho nas empresas envolvidas.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|