Galeria de Fotos

Não perca!!

Cidade

Todas as atividades foram encerradas neste domingo (21) (Foto: Divulgação/Bombeiros) Todas as atividades foram encerradas neste domingo (21) (Foto: Divulgação/Bombeiros)

As 30 famílias, que precisaram ser retiradas de residências por causa de um incêndio em um depósito de materiais recicláveis, retornaram para suas casas neste final de semana. O caso aconteceu na última quarta-feira (17), no bairro Jardim Limoeiro, em Camaçari.

Como parte da força tarefa montada pela Prefeitura de Camaçari para lidar com os desdobramentos do incêndio, a Sedes [Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania] prestou assistência às famílias, cujas casas ficam nas proximidades do depósito.

Das famílias assistidas, algumas foram encaminhadas para um alojamento no centro do município e outras para casa de parentes e/ ou amigos. A ação incluiu a oferta de refeições, água mineral, colchões e outros itens do benefício eventual prestado pela Sedes.
Incêndio debelado

O trabalho foi conduzido pelo 10º Batalhão de Bombeiros Militar da cidade. Pelo menos 75 agentes atenderam a ocorrência que durou mais de 70 horas.

"Foi uma ocorrência bastante complexa devido a quantidade de materiais combustíveis no local, como plástico, borracha e madeira. Durante o rescaldo utilizamos equipamentos como retroescavadeira para revirar o material e acabar com possíveis pontos de reignições", explicou o capitão BM Jurandi Santos Araújo.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) da Prefeitura de Camaçari, que acompanhou toda a ação, considerou o incêndio um dos maiores já registrados no município nos últimos anos.

Desde o início das ações de combate ao fogo, cerca de 240 mil litros de água foram utilizados. Segundo a gestão municipal, isso permitiu que os agentes fizessem o resfriamento monte a monte.

"Atitudes inadequadas"

Em nota à imprensa, a prefeitura chamou atenção de moradores afetados pelo incêndio. Trinta famílias precisaram ser retiradas de suas residências como medida de segurança, mas a Defesa Civil disse que algumas pessoas insistiam em retornar para buscar pertences. Esse comportamento foi considerado "inadequado".

“Sempre há os teimosos, mas estamos vigilantes com todo mundo, inclusive envolvendo a Sedes [Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania] em reuniões diárias, para, juntos, explicarmos as dificuldades de modo que tudo seja assimilado de uma maneira satisfatória por eles”, observou Soares.

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) tenta identificar o proprietário do espaço. Quando ele for localizado, a Sedur vai checar as condições de funcionamento do depósito.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br