Iniciadas as comemorações pelos 265 anos de Camaçari
As comemorações pelos 265 anos de emancipação política de Camaçari foram oficialmente iniciadas na manhã deste sábado (16/9), com o tradicional desfile cívico em Monte Gordo. A população marcou presença, vibrando na mesma frequência da alegria e animação dos alunos e artistas que fizeram bonito na avenida, espaço que se tornou palco para diversas linguagens artísticas, tudo isso convergindo para o tema que norteia as celebrações cívicas deste ano – Camaçari, Meu Lugar no Mundo é Aqui: Diversidade, Direitos Humanos e Felicidade.
Cerca de 1.100 alunos performaram no circuito, exaltando características que fazem de Camaçari um lugar único, abordando desde os cenários naturais exuberantes, até aspectos históricos que ainda repercutem no modo de ser e viver dos camaçarienses. Completando o leque de atrações que surgiam na via pública, grupos culturais e entidades convidadas agregaram diversidade e civismo ao evento, que é promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação (Seduc).
As unidades de ensino que se apresentaram no desfile foram as escolas municipais Professora Marcelina Bispo da Silva, Amélia Rodrigues, Boa Esperança, Professora Everaldina Vieira dos Santos e Américo Ferreira dos Santos, além do Centro Educacional Darcy Ribeiro.
A secretária da pasta, Neurilene Martins, fez questão de destacar o empenho da comunidade escolar para que tudo ocorresse bem, no dia do desfile. “Temos uma rede engajada e comprometida, alunos e pais de alunos que trabalharam com alegria para, hoje, termos esse espetáculo que marca a abertura das comemorações pelo aniversário de Camaçari. Esse é um mês muito especial para todos os cidadãos dessa linda cidade, cujas histórias e esperanças encantam. Aqui, estamos vendo os próprios cidadãos ocupando seu espaço e seu lugar no mundo nessa celebração”, descreveu.
A aluna da Escola Municipal Boa Esperança, Anna Beatriz Cardeal, 11 anos, afirmou que participar do desfile cívico é um motivo de alegria. “Nossa ala homenageou as profissões, o que é muito importante, porque são possibilidades para o nosso futuro”, comentou.
Ryanderson Alves,10 anos, é aluno da Escola Municipal Amélia Rodrigues, mas participou do cortejo da Escola Professora Everaldina Vieira dos Santos, cujos figurinos e elementos faziam alusão aos 50 anos da instituição. “É a primeira vez que participo e gostei muito, porque viemos pra rua mostrar tudo que preparamos nas últimas semanas. Foi muito bom!”, disse.
A mesma animação era percebida no público, como fica evidente no depoimento da nativa de Monte Gordo, a administradora Elizabete Costa, 31 anos, que assistiu ao desfile na companhia da filha Olga, de 11 meses de idade. “Ano passado estava aqui com minha filha ainda na barriga. Hoje, ela já está assistindo o primeiro desfile dela. É uma tradição que vai passando de geração para geração”, contou.
Além das escolas e grupos culturais, outras entidades também participaram do desfile cívico, como Tiro de Guerra 06-026/Camaçari, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Juizado da Infância e Juventude e Defesa Civil.
Veja também:
Decretado ponto facultativo nos dias 8 e 29 de setembro em Camaçari
7 de Setembro: Caetano e Ivoneide exaltam “festa da democracia” durante desfile em Camaçari
No 7 de setembro - Greve de professores é plano da oposição, diz Elinaldo Araújo
Autoridades marcam presença no desfile de 7 de Setembro na Gleba E
Desfile cívico da Gleba E dá início às celebrações do mês de setembro em Camaçari
07 de setembro – Dia da Independência do Brasil; a História
Brasília - Desfile de 7 de setembro emociona público; assista
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|