O feriado não ajudou a esfriar a revolta coletiva após o anúncio do aumento salarial aprovado na Câmara de Vereadores de Camaçari para prefeito, vereadores, secretários e subsecretários. O movimento contrário ao Projeto de Lei aprovado na última terça-feira (1º), cresceu, tomou conta das discussões nas redes sociais e foi para a rua nesta quinta-feira (03). Servidores públicos e representantes de outros setores da sociedade estão reunidos nos arredores da casa legislativa para protestar contra o aumento.
A convocação realizada através das redes sociais atraiu dezenas de pessoas que não concordam com o reajuste e cobram que a pauta dos servidores, em greve há sete meses, tenha a mesma celeridade da votação relâmpago da última terça-feira. Apesar do aumento de salários dos vereadores não representar nenhuma mudança no orçamento municipal (o percentual de repasse da Prefeitura para a Câmara não altera), os representantes municipais no legislativo têm sido os mais criticados com a aprovação.
Nas redes sociais e meios de comunicação as informações sobre o percentual de aumento variam entre 28% e 50%. No entanto, de acordo com o presidente da Casa, foi aprovado 28%, referente aos quatro anos sem aumento (7% ao ano). A ausência de informações oficiais, aliadas ao momento político e administrativo do município desencadearam em um grande movimento de revolta no município.
Os manifestantes esperam que seja feita uma nova votação ou que o prefeito Ademar Delgado vete o projeto. A mesa diretora da Casa ainda não informou qual o posicionamento será adotado.
Intitulada como apartidária, a manifestação foi convocada através de diferentes perfis, com os seguintes textos (textos na íntegra, sem correção gramatical, de estilo ou concordância):
Convocação 1 - Sispec
“O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Camaçari, Silval Cerqueira, convoca à todos os Servidores Públicos e entidades e toda comunidade interessada para participar de um protesto e assinatura do abaixo assinando contra o projeto de lei que foi o aumento do salário de vereadores Prefeito e Secretários, que foi aprovado em apenas (2:30, dois minutos e trinta segundos). O protesto será amanhã dia 03/11 às 9:00hrs na Câmara de vereadores.”
Convocação 2 – Sem identificação
“*Amanhã, quinta-feira 03/11 as 9h Mobilização na Entrada da Prefeitura de Camaçari,* onde com os Demais Insatisfeitos e Formaremos um Só Grupo Apartidario! *Objetivo:* _Solicitar ao poder executivo que rejeite o projeto de lei que reajusta os sálarios de vereadores, secretários, vice-prefeito e prefeito.
Sendo Rejeitado pelo Prefeito o projeto retorna para Câmara sendo necessário *Nova Votação com Aprovação de 2/3*, então iremos pressionar os Vereadores pela Não Votação. (com data divulgada e não as escondidas)”.
Convocação 3 – Sem identificação
“Atenção moradores de Camaçari, quinta feira dia 03 de novembro, vamos contestar o aumento abusivo no salário dos vereadores, secretários e prefeito as 9hs na Câmara de vereadores”.
Aguarde mais informações.
Veja também:
Servidores trancam portão da Câmara após sessão secreta onde os vereadores aumentaram seus salários
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|