Os surtos de violência, com mortes e confrontos continuam causando pânico na população e aumentando o desafio da polícia para manter a segurança pública. Casos como o deste final de semana, com o assassinato de três pessoas em via pública durante o dia, levantaram mais uma vez as questões que estariam levando ao aumento de casos violentos e insegurança. Uma das explicações vem com levantamento dos dados sobre crescimento populacional em Camaçari e região metropolitana.
A pesquisa mostra que Camaçari continua atraindo milhares de novos habitantes e supera a capital baiana no ranking de crescimento populacional. O mais recente levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o crescimento populacional dos municípios metropolitanos pode chegar ao triplo do observado na capital baiana. Camaçari lidera esse índice com 1,79%, enquanto o percentual identificado em Salvador é de 0,58%.
Mas, esse título também traz uma grande preocupação. Dados do Mapa da Violência colocam quatro cidades da RMS entre as mais violentas do país: Mata de São João, Simões Filho, Pojuca e Lauro de Freitas. Sem estrutura adequada para atender os novos moradores, os serviços públicos existentes não contemplam todos e as consequências são graves, com o crescimento da violência e desemprego.
Segundo os dados divulgados pelo IBGE, a taxa de fecundidade na RMS também é maior que na capital baiana. Em Salvador, a taxa de fecundidade é de 1,55 filho para cada mulher. Em Camaçari e em Lauro de Freitas, são, respectivamente, de 1,83 e 1,65.
Camaçari é a quarta cidade mais populosa do Estado, com aproximadamente 292 mil habitantes. Perde apenas para Salvador (2,938 milhões de habitantes), Feira de Santana (622 mil habitantes) e Vitória da Conquista (346 mil habitantes).
*A estimativa populacional é um dos critérios utilizados pelo Tribunal de Contas da União para calcular o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é o repasse de recursos federais para as cidades.
Veja também:
Trio morto no Parque das Mangabas tinha passagens por tráfico e homicídio
Três jovens são mortos com tiros na cabeça em Camaçari
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|