Encontrar animais de grande porte perambulando pelas ruas da cidade não é um caso raro. Infelizmente, para o desespero dos motoristas, a presença de animais na pista ainda é frequente tanto nos bairros quanto nas vias de ligação ao município. Para prevenir acidentes, a Prefeitura, por meio da Coordenação da Defesa Civil, realiza diariamente o trabalho de apreensão de animais de grande porte soltos nas vias da cidade. Além da conscientização dos donos, a população pode contribuir com a ação, ligando gratuitamente para o telefone 199, que funciona 24 horas.
A apreensão tem como principal objetivo evitar acidentes. Colisões com cavalo e gado podem provocar acidentes graves nas ruas e estradas, muitas vezes levando condutor e animais a óbito. A Defesa Civil apela para que os responsáveis pelos animais tenham consciência de que é preciso mantê-los em segurança e bem cuidados.
Em Camaçari os animais apreendidos são encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e ficam à disposição dos proprietários pelo prazo de oito dias. Após este período são encaminhados para adoção através de uma parceria com a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca que providencia a adoção junto aos pequenos produtores rurais cadastrados na Coordenação. Para retirar o animal, é necessário apresentar originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência e efetuar o pagamento da multa de R$ 62,00 mais diária de R$ 7,00.
Antes de efetuar o pagamento, é necessário fazer o reconhecimento do animal e retirar a via de pagamento na sede do CCZ para efetuar a quitação das taxas na CAM (Central de Atendimento Municipal). As operações de apreensão de animais acontecem de segunda a sexta-feira, em vias públicas da sede e orla do Município. A ação tem apoio da Fiscalização Integrada do Município e, quando necessário, da Polícia Militar.
Denuncie
Para denunciar animais soltos nas vias públicas, a população deve ligar para os números 199 (ligação gratuita) ou (71) 3622-7792/3622-7790 (custo de ligação local). Nos casos de maus tratos, o CCZ pede que a população entre em contato com o órgão através do número (71) 3634-5743 e/ou denuncie ao Ministério Público.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|