Ex-governador da Bahia disse que o trabalho será norteado pelo slogan do novo governo: "União e Reconstrução"
O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), assumiu oficialmente nesta segunda-feira, 2, o cargo numa concorrida cerimônia no Palácio do Planalto marcada pela expressiva presença de autoridades baianas e mostras de prestígio no terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em seu breve discurso, que foi antecedido pelos senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) e pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), prometeu uma gestão em ritmo acelerado, proporcional ao nível de ansiedade e expectativa da população (“até mesmo daqueles que não votaram no presidente”), e fez apelo em favor de projeto coletivo, com cooperação entre setores do governo e da sociedade.
Para o ministro, seu trabalho será intenso e norteado pelo slogan do novo governo: união e reconstrução. Para isso, avisou que investirá no diálogo permanente, em busca de consensos. Em favor desse intuito de abertura a interlocutores diversos, informou um ato simbólico: tirou a partir de hoje do título do seu cargo a palavra “chefe”, ficando só ministro da Casa Civil.
Um dos primeiros acenos de parceria que ele fez foi para o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o baiano Bruno Dantas, que estava presente na plateia, adiantando que buscará ajuda do órgão para solucionar pendências, sobretudo em obras inacabadas. Rui Costa também enalteceu a agilidade e disponibilidade de sua secretária-executiva Miriam Belchior, nome forte nas outras gestões federais petistas.
Costa estava acompanhado no evento da esposa e das duas filhas mais velhas. Também estavam presentes outros governadores, secretários estaduais de governo e os líderes do governo no Congresso, deputados estaduais e federais, além de sindicalistas.
Jaques Wagner aproveitou a ocasião para celebrar a quinta vitória de seu grupo político no estado, que chegou com ele ao poder em 2006, seguido de seus dois mandatos e os outros dois de Rui. “A Bahia está de mãos dadas”, disse. Ele classificou o ministro como gestor de qualidade e crê em resultados nos próximos quatro anos.
Ao voltar a dizer que não se sabe quantas obras federais estão paralisadas no país, Rui Costa informou no seu discurso que agendará uma série de reuniões com todos os ministros do governo a partir da próxima semana, com foco na retomada de projetos aparentemente cancelados ou suspensos. Entre esses está a volta do Minha Casa Minha Vida, que ele acredita poder acelerar entregas ainda neste semestre, considerando que há unidades faltando pouco para serem entregues e habitadas.
Equipe de Rui Costa
O ministro da Casa Civil hoje anunciou novos nomes que passam a integrar sua equipe. O economista Bruno Moretti ficará à frente da Secretaria Especial de Análise Governamental (SAG), Norberto Queiroz, auditor fiscal aposentado da Bahia, ficará com a Secretaria de Administração (SA); o jurista Wellington César Lima foi confirmado na Secretaria de Assuntos Jurídicos (SAJ) e o administrador Maurício Muniz comandará a Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento (SAM). Além destes, já haviam sido anunciados antes Miriam Belchior e Marcus Cavalcanti, na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI)
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|