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Documentos não retirados após seis meses são devolvidos aos órgãos de origem e destruídos (Foto: Carol Garcia/GOVBA)Documentos não retirados após seis meses são devolvidos aos órgãos de origem e destruídos (Foto: Carol Garcia/GOVBA)

São milhares de Carteiras de Identidade, Habilitação e passaportes acumulados em 80 postos no estado

Quase 84 mil documentos estão acumulados em 80 postos da rede SAC de toda a Bahia aguardando retirada. São carteiras de identidade (RG), de habilitação (CNH) e até passaportes que foram solicitados através do serviço de atendimento ao cidadão e esquecidos pelos donos.


Caso não sejam retirados, os documentos retornam aos órgãos de origem e são destruídos. O RG, após seis meses nos postos SAC é devolvido ao Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) para incineração. A CNH fica no SAC até se esgotar o prazo de validade do documento. Após isso, é devolvido ao Detran para descarte.

A diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, destaca que esse montante acarreta problemas de armazenamento nos postos. "É preciso criar espaços nas unidades para guardar esses documentos, além de alocar funcionários para fazer a guarda e organizar. Então, é fundamental que o cidadão vá ao posto buscar o seu documento", salientou.

Ao todo, há exatamente 83.707 documentos guardados entre 80 postos fixos da Rede SAC no Estado da Bahia. São 43.700 carteiras de identidade, 37.196 carteiras de habilitação (CNH) e 2.811 passaportes. Para buscar o documento basta ir à unidade onde foi feita a solicitação e retirar, sem necessidade de agendamento prévio.

Entre os postos da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), o SAC Shopping da Bahia possui o maior montante de documentos represados (6.036), incluindo 758 passaportes, seguido pelo Barra (5.926) e Salvador Shopping (3.920). Nas unidades do interior da Bahia, o maior número de documentos represados cabe ao posto Feira II, que fica ao lado da rodoviária da cidade, com 4.294, sendo 326 passaportes. Há ainda outros 697 passaportes entre os postos Barreiras, Conquista II e Ilhéus.

Para ter acesso aos postos SAC é necessário apresentar comprovante de vacinação completa contra a covid-19 (incluindo doses de reforço). Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

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