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Bahia

Colocar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), orçado em R$ 1,5 bilhão, para andar em Salvador é determinação do governador da Bahia, Rui Costa (PT), alçada à condição de prioridade máxima aos seus secretários da Casa Civil, Bruno Dauster, e de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, e ao presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello. Segundo o governo, a obra estará interligada ao metrô, como quer o executivo, e permitirá transportar mais de 190 mil passageiros/dia. A área de implantação, no subúrbio da capital, possui cerca de um milhão de moradores.

Para a tarefa cumprir a missão de fazer o VLT sair do papel, autoridades do executivo têm procurado alternativas frente à crise financeira e orçamentária enfrentada no País. Além da busca por investidores chineses, em andamento, o governo estado informou que abriu um outro possível canal para o financiamento da obra, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Em videoconferência na sede da instituição financeira em Brasília, realizada nesta segunda-feira (22), os secretários, o presidente da CTB e o representante do governo baiano na capital federal, Jonas Paulo, conversaram com representante da diretoria e com especialistas do banco na área de mobilidade urbana e infraestrutura.

O secretário Carlos Martins explicou que o CAF demonstrou real interesse ao conhecer o projeto e pediu detalhes. Ficou acertada uma visita técnica a Salvador para que os representantes conheçam o local de implantação do novo modal e, ainda, para que vejam outras possibilidades de parcerias em obras de mobilidade tocadas pelo governo estadual.

"Apresentamos a possibilidade de lançar a PPP [Parceria Público Privada] com o empréstimo via CAF para o próprio Estado ou para o vencedor da licitação", disse Martins. Ele classificou a videoconferência como positiva. "Houve boa receptividade. Avaliaram o projeto como viável e importante para a mobilidade urbana da cidade".

 

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