Expectativa é de que até o final do ano o quadro seja formado por 3.000 profissionais onde se espera que a prioridade seja dada para a mão de obra local (Foto: Juliano Sarraf)
Agora é oficial. A montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), inaugurou nesta terça-feira (1º), a sua fábrica em Camaçari e apresentou o primeiro veículo fabricado no Brasil. Com uma linha de montagem das mais modernas do mundo, a Fábrica da BYD em Camaçari, recebeu um investimento de R$ 5,5 bilhões — em uma megaestrutura que ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol.
A fábrica começa com capacidade anual de produzir 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase, com geração de cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos. Por enquanto, a BYD vai iniciar sua produção com cerca de 1.000 funcionários. A expectativa é de que, até o final do ano, o quadro seja formado por 3.000 profissionais, onde se espera, que a prioridade seja dada para a mão de obra local.
Além da geração de empregos através da planta no município, 106 empresas instaladas no Brasil serão qualificadas para fornecer peças para a fábrica, sendo a Continental Pneus de Camaçari, vizinha da fábrica chinesa, a primeira companhia oficialmente homologada.
A vinda da BYD para Camaçari preenche uma lacuna deixa pela Ford e foi fruto de uma intensa articulação que envolveu os governos federal e estadual. O governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia de inauguração e falou sobre o trabalho do governo para o desenvolvimento sustentável da Bahia.
“Nós estamos em uma caminhada muito forte, para garantir que a Bahia possa continuar sendo destaque na produção de energias renováveis. Se a Bahia produz e tem um potencial muito forte de energia eólica, solar e biomassa, a gente quer trazer para aqui, para próximo, aquelas indústrias que são potenciais consumidores dessas energias. Então, fico feliz com essa iniciativa da BYD em vir à Bahia”, disse Jerônimo.
Para o prefeito Luiz Caetano, o evento marca uma nova fase do município, voltada ao progresso, à criatividade e à sustentabilidade. “Nesse complexo, o maior empreendimento da América Latina, fora da China, e o mais avançado, vai conectar nossa gente com as inovações tecnológicas, comprometidas com a prática dos territórios e a sustentabilidade. É aqui, em Camaçari, que começamos a fazer uma reconstrução na indústria do nosso país”, comemorou.
A redução de impactos ambientais e a democratização da tecnologias foram alguns dos pontos defendidos pela Chief Executive Officer (CEO) da BYD Américas, Stella Li, durante o evento. “Somos uma força global, nossos números já falam por si. Somos líderes mundiais em veículos elétricos. A BYD está sendo a estrela acima da competição e nossa missão é fazer com que essa tecnologia seja acessível para o maior número de pessoas”, declarou.
Stella Li falou ainda sobre a descarbonização da produção e sobre a perspectiva da Bahia se tornar um polo de inovação e tecnologia. “Lutamos pela redução de 50% da intensidade de carbono até 2030, chegando ao patamar de neutro até 2035. Camaçari, agora, faz parte dessa missão. Estamos fazendo com que o Estado da Bahia seja o Vale do Silício da América Latina”, enfatizou.
Segundo o vice-presidente sênior da BYD Brasil, Alexandre Baldy, a fábrica vai funcionar nos próximos dias em regime de teste. A expectativa é de que a licenças necessárias sejam liberadas nos próximos dias para início da produção em linha dos carros BYD Dolphin Mini e o BYD Song Pro.
(Foto: Juliano Sarraf)
VEJA TAMBÉM:
BYD abre centenas de vagas de emprego em Camaçari; veja como se inscrever
BYD confirma três modelos que serão fabricados na planta de Camaçari; confira
Em almoço com CEO da BYD, Caetano confirma data de inauguração da fábrica
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|