Operação oficial deve iniciar até o final do mês (Foto: BYD/divulgação)
A montadora chinesa BYD realiza nesta terça-feira (1º), a cerimônia de inauguração da sua unidade em Camaçari. Com início das atividades previsto para acontecer em regime SKD, onde os carros chegam parcialmente desmontados da China e são montados aqui, a operação oficial deve iniciar até o final do mês. O processo adotado pela montadora é comum para acelerar o início da operação, mesmo antes da nacionalização completa dos componentes.
Para essa primeira fase, três modelos já foram confirmados. O Dolphin Mini, que é o elétrico mais vendido do Brasil, — e que também será o primeiro elétrico montado em série no país -, o Song Pro, o híbrido mais emplacado do país e que deve ter o motor convertido para flex e King, um sedã médio que foi lançado no Brasil em junho de 2024. O terceiro modelo foi confirmado pelo vice-presidente sênior da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, no início da semana.
O primeiro modelo, o Dolphin Mini já emplacou mais de 8 mil unidades apenas em 2025. Com preço acessível e tecnologia elétrica, ele se tornou o carro-chefe da marca no Brasil. Seguindo essa mesma trilha, o Song Pro promete crescer ainda mais com produção nacional e maior visibilidade nas concessionárias.
Já o King, é um sedã médio que foi lançado no Brasil em junho de 2024. Atualmente, o BYD King é o segundo sedã médio mais vendido no país, com quase 5,5 mil unidades emplacadas entre janeiro e maio de 2025, segundo a Federação Brasileira da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), ficando atrás apenas do líder, Toyota Corolla, embora por ampla margem.
A planta da BYD de Camaçari terá capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano. Mas, caso a demanda cresça, o volume pode dobrar e chegar a 300 mil unidades. Além do mercado nacional, a montadora também pretende enviar parte da produção para outros países da América do Sul.
Mais informações sobre modelos e produção serão divulgados pela montadora ao longo desta terça-feira.
(Foto: BYD/divulgação)
(Foto: BYD/divulgação)
(Foto: Renato Durães/Autoesporte)
Clique aqui e siga-nos no Facebook
Próximo > |
---|