Passagem do Fogo Simbólico abre oficialmente as comemorações do 2 de Julho (Foto: Patrick Abreu)
Pelo terceiro ano consecutivo, Camaçari recebeu a passagem do Fogo Simbólico, celebração histórica que abre oficialmente as comemorações do 2 de Julho, em alusão a Independência da Bahia. Realizada desde 2023, a inclusão de Camaçari na passagem do fogo é baseada em pesquisa do professor, historiador e pesquisador Diego Copque, registrada em sua obra literária “A presença do Recôncavo Norte da Bahia na consolidação da Independência do Brasil”, onde destaca a participação de Camaçari, Dias d’Ávila, Mata de São João e Lauro de Freitas nos processos de batalhas.
Integrada oficialmente no calendário da festividade, nesta segunda-feira (30), munícipes e autoridades municipais se reuniram para o ato da passagem. A tocha chegou na rotatória da BA-512 com a Via Axial, na entrada do campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), pelas mãos do atleta camaçariense Fábio Bispo Lima, morador do bairro Phoc II.
Em seguida, o símbolo passou por importantes trechos da cidade, como as Avenidas 28 de Setembro, Concêntrica e Tupinambás, além do Tiro de Guerra, Avenida Camaçari, Clube Arsenal, Rua do Telégrafo, Centro Comercial, Museu de Camassary, Praça Desembargador Montenegro, Rua do Alecrim, Avenida Comercial e Deputado Luís Eduardo Magalhães, bem como pela Rua Francisco Drumond, até chegar ao pátio da prefeitura, local onde ocorreu o ato simbólico.
Durante a solenidade, o prefeito Luiz Caetano destacou a importância da data e enalteceu a união dos baianos na luta pela independência. “A independência do Brasil não se limitou a um ato isolado. Tivemos diversos outros episódios que contribuíram e a Bahia, com o 2 de Julho, tem um papel fundamental na consolidação da independência do Brasil. Camaçari escreveu seu capítulo da luta pela independência através de Vila de Abrantes, Monte Gordo, Arembepe, dos povoados”, recordou o gestor.
Após o ato no município, a pira seguiu para Lauro de Freitas, onde permanece durante a noite. Nesta terça-feira (1º), às 8h, sairá em direção a Simões Filho, com previsão de chegada às 11h30. O ponto máximo das celebrações acontece na quarta-feira (2), a partir das 13h30, passando pelo Largo de Pirajá e pelo Campo Grande, em Salvador.
(Foto: Patrick Abreu)
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|