Resultado sai em poucos minutos e, em caso positivo, o tratamento também é oferecido pelo SUS (Foto: Ilustrativa)
De acordo com dados da Prefeitura de Salvador, 289 pessoas tiveram resultados positivos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o Carnaval de 2025. O número é resultado das 6.324 testagens realizadas pelo programa Fique Sabendo, que realiza testes rápidos em circuitos da folia.
Dos 289 testes positivos, 238 foram para sífilis, que respondeu por 82% dos casos. 24 para HIV, 22 para hepatite C e 5 para hepatite B. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 78 das pessoas diagnosticadas com sífilis aceitaram iniciar o tratamento imediatamente, o que representa 33% dos casos.
O secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, destacou a importância do tratamento rápido. "Orientamos que a aplicação da penicilina seja feita logo após o diagnóstico, garantindo a cura e a segurança no exercício da sexualidade. O tratamento imediato é essencial para interromper a cadeia de transmissão", afirmou Alves.
Consequências da falta de diagnóstico e tratamento
A falta de diagnóstico e tratamento adequado para ISTs como sífilis, HIV e hepatites pode levar a complicações graves. A sífilis, por exemplo, pode causar danos irreversíveis ao sistema nervoso, cardiovascular e outros órgãos se não for tratada. Já o HIV, quando não controlado, evolui para a AIDS, comprometendo o sistema imunológico e aumentando o risco de infecções oportunistas. As hepatites B e C, por sua vez, podem levar a cirrose, câncer de fígado e outras complicações hepáticas.
Testagem e tratamento são gratuitos e contínuos
A testagem para ISTs é um serviço gratuito e disponível durante todo o ano, nas Unidades Básicas de Saúde em todo o Brasil, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Pessoas que passaram por situações de risco, como sexo sem preservativo, compartilhamento de seringas ou outros itens de uso íntimo, ou que tenham sido vítimas de violência, devem procurar uma unidade de saúde para realizar os testes.
Pessoas em relacionamentos estáveis, que não utilizam preservativo também podem buscar uma unidade de saúde para fazer a testagem. Vale lembrar que o número de ISTs entre mulheres casadas tem aumentado nos últimos anos, a maioria contaminadas por seus maridos.
Os testes são realizados na mesma hora e precisam de apenas algumas gotinhas de sangue, retiradas das pontas dos dedos. Os resultados saem em poucos minutos e, em caso de resultados positivos, o tratamento também é oferecido pelo SUS.
VEJA TAMBÉM:
Um a cada três brasileiros vive com obesidade. Confira projeto municipal para tratamento
ACHADOS E PERDIDOS - Confira onde buscar documentos perdidos no Carnaval a partir desta quinta (6)
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|