O ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, foi absolvido
BOA LIÇÃO
A decisão do TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, sediado em Porto Alegre (RS), de absolver o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, sentenciado a mais de 15 anos de prisão pelo juiz Sérgio Moro, é mais uma desmoralização para a Lava Jato. E a tendência é acontecer o mesmo com outros, condenados sem qualquer prova objetiva. Uma lição para os Dallagnol da vida. Convicção só não basta para condenar.
SEM LEI
A Procuradoria Geral da República apresenta denúncia por corrupção contra o presidente Temer e promete outras. No Senado, o governo usa a caneta e passa o rodo, em uma pressão insana para aprovar a reforma trabalhista. Na política, o Ministério Público Federal e o juiz Sérgio Moro, no desespero de condenar o ex-presidente Lula, substituem provas por convicções. O STF fracassa na defesa da Constituição. O sistema está podre. A democracia agoniza.
SABIDÃO MP
O procurador federal Deltan Dallagnol, aquele mesmo que substitui provas por convicções, chegou ao absurdo de afirmar que as palestras dadas pelo ex-presidente Lula eram uma forma de lavar dinheiro. Mas ele, o messias do MP, somente no ano passado ganhou cerca de R$ 300 mil com menos de uma dezena de palestras. O mais grave, o conteúdo baseado em informações de processos da operação Lava Jato. Uma figura dessa não tem condições de acusar ninguém.
VIA CRUCIS
A declaração do Papa Francisco, mobilizando os fiéis na direção de um mundo construído não apenas com a vontade divina, mas também com a participação direta de todas as pessoas, aponta uma certa vantagem dos setores progressistas da Igreja Católica sobre os conservadores. "Os cristãos devem se meter na política e não lavar as mãos, como fez Pôncio Pilatos", diz o Pontífice. Uma retomada da opção pelos pobres.
NA GERINGONÇA
A mídia conservadora do Brasil só mostra o recrudescimento da extrema direita na Europa, para tentar dizer que não tem jeito. Mas há luz no fim do túnel. Em Portugual, uma coalizão de esquerda está reanimando a economia e fortalecendo os vínculos democráticos da nação. O fenômeno é chamado de "geringonça", que no dicionário significa "estrutura frágil e funcionamento precário". Quer dizer, tão delicada quanto a democracia, mas capaz de render valiosos frutos quando bem tratada.
______________________________________________________
A coluna Pauta Livre, de autoria do jornalista Rogaciano Medeiros, é um espaço onde ele escreve suas análises sobre a situação política nacional, dentro de uma ótica questionadora através de um ponto de vista diferente dos tradicionais veículos de comunicação. Justamente para questionar a grande imprensa, que manipula a informação e coloca a versão que lhe é conveniente como se fosse a verdade absoluta.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|