Pergunta: "De acordo com a Bíblia, o que é a amizade verdadeira?"
Resposta: O Senhor Jesus Cristo nos deu a definição de um verdadeiro amigo: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer" (João 15:13-15). Jesus é o exemplo puro de um verdadeiro amigo, pois Ele deu a sua vida por seus "amigos". Além disso, qualquer um pode tornar-se Seu amigo por confiar nEle como o seu salvador pessoal, nascendo de novo e recebendo nova vida nEle.
Há um exemplo de verdadeira amizade entre Davi e Jônatas, filho de Saul, que, apesar do seu pai perseguir e tentar matar Davi, permaneceu ao lado do seu amigo. Você pode achar essa história em 1 Samuel, do capítulo 18 até o capítulo 20. Algumas passagens pertinentes são 1 Samuel 18:1-4; 19: 4-7; 20:11-17, 41-42.
Provérbios é uma outra boa fonte de sabedoria a respeito de amigos. "Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão" (Provérbios 17:17). "O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão" (Provérbios 18:24). A questão aqui é que, para ter um amigo, é preciso ser um amigo. "Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos" (Provérbios 27:6). "Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo" (Provérbios 27:17).
O princípio da amizade também é encontrado em Amós. "Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?" (Amós 3:3). Os amigos compartilham os mesmos interesses. Um amigo é alguém em quem se pode ter total confiança. Um amigo é alguém com quem se compartilha respeito mútuo, não com base em mérito, mas com base em uma semelhança de espírito.
Finalmente, a verdadeira definição de um amigo de verdade vem do apóstolo Paulo: "Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:7-8). "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos" (João 15:13). Essa sim é a verdadeira amizade!
Nota:
Ler a bíblia, antes e depois dos exercícios, amplia sobremaneira o resultado esperado!
Veja também:
'Do Alto' - Devemos amar o pecador mas odiar o pecado?
'Do Alto' - O que significa ser uma só carne no casamento?
'Do Alto' – Porque você não se pergunta por que o sol tem esquentado cada vez mais?
'Do Alto' - Um cristão desviado ainda é salvo?
'Do Alto' - Qual é o poder da oração?
'Do Alto' - Jesus desceu ao inferno entre Sua morte e ressurreição?
'Do Alto' - Onde estava Jesus durante os três dias entre Sua morte e ressurreição?
'Do Alto' - Por que é tão importante que Jesus tenha nascido de uma virgem (nascimento virginal)?
'Do Alto' - Por que Jesus teve que passar por tanto sofrimento?
'Do Alto' - Como posso não ir ao inferno?
'Do Alto' - Namorar, ficar e transar ?
'Do Alto' - É Bíblica a divindade de Cristo?
'Do Alto' - Servos perdem a salvação?
'Do Alto' - Virgindade, saiba mantê-la!
'Do Alto' - 10 dicas de como vencer a tentação
'Do Alto' - Masturbação é pecado?
< Anterior | Próximo > |
---|