O advogado Thiago Bianchi, ex-vice-presidente da subseção da OAB em Camaçari e atual presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB/BA, publicou uma nota de repúdio nas redes sociais, denunciando o uso político-partidário das funções institucionais da Ordem dos Advogados do Brasil no município. Em um vídeo gravado em frente ao Fórum Eleitoral, Bianchi critica diretamente o atual presidente da subseção de Camaçari, acusando-o de utilizar a instituição para apoiar candidatos, em desacordo com as responsabilidades da Ordem.
"Recentemente, vimos as funções da OAB Camaçari serem totalmente desvirtuadas para a realização de propagandas político-partidárias dentro de nossa instituição", afirmou Bianchi. Segundo ele, o presidente da subseção tem manifestado apoio a candidaturas, utilizando sua posição institucional para “falar em nome de toda a advocacia”, sem que tenha recebido autorização para tal. Segundo o advogado, essa postura fere a independência da instituição e se coloca contra os princípios pelos quais a OAB deveria zelar.
Críticas à politização e reflexão sobre a OAB
Thiago Bianchi relembrou o período em que foi acusado de politizar a OAB por atuar como advogado eleitoral e ter contato direto com políticos. "O tempo revela a verdade. O tempo mostra quem de fato promove a politização do órgão", afirmou. Ele destacou que a OAB deve representar a sociedade de forma independente e autônoma, buscando defender os interesses coletivos da advocacia, em vez de servir a interesses pessoais.
O advogado, que nessas eleições apoia aberta o candidato Flávio Matos (União), fez questão de ressaltar que sua crítica não está vinculada a um partido ou ideologia específicos, transcendendo qualquer espectro político-partidário. Segundo ele, a defesa de uma OAB imparcial é essencial para garantir que a instituição continue a desempenhar seu papel de forma ética e justa.
Em sua nota, Bianchi convocou os colegas advogados e advogadas de Camaçari a refletirem sobre o papel que desejam para a instituição. “É essa OAB que te representa? É esse o papel institucional da OAB?”, questionou. Para ele, os recentes desdobramentos na subseção local refletem uma inversão de valores, que coloca em risco a credibilidade da instituição perante a sociedade.
Veja aqui o vídeo
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|