Galeria de Fotos

Não perca!!

Política

A confirmação da candidatura aconteceu durante uma convenção  realizada no Clube Social e Desportivo de Camaçari  (Foto: Divulgação)A confirmação da candidatura aconteceu durante uma convenção realizada no Clube Social e Desportivo de Camaçari (Foto: Divulgação)

O vereador Flávio Matos foi oficializado como candidato a prefeito de Camaçari pelo União Brasil, nesta quarta-feira (24), em um evento realizado no Clube Social de Camaçari. Como já é de praxe, autoridades locais e estaduais marcaram presença e, claro, deixaram mensagens de apoio e fé na vitória.

Um dos discursos a ser destacado, no sentido que cada um quiser observar, foi o do prefeito Elinaldo Araújo, co-partidário de Flávio, que fez questão de usar o espaço para mandar um recado para o principal oponente do seu pupilo: “Eleição não se ganha com conversa, se ganha com a verdade. Esse recado é para o nosso adversário”, disse Elinaldo, afirmando que Caetano “fica falando, falando”, enquanto ele estaria seguindo um caminho diferente.

A fala seguinte de Elinaldo, no entanto, causou estranheza aos ouvidos atentos. “Eu cheguei, Flávio chegou, Angélica chegou, o nosso grupo chegou e nós vamos ganhar a eleição”, disse ele. Mas, como assim chegou, se ele está à frente da prefeitura há oito anos?

Aliás, não foi só Elinaldo que parece ter esquecido o tempo que está ocupando a cadeira de prefeito. O próprio ACM Neto, líder estadual do União Brasil - partido que nasceu do casamento entre o DEM e o PFL - citou várias vezes a eleição de 2016, ignorando a de 2020, e chegou a afirmar que Elinaldo estava há quatro anos na direção da cidade, se corrigindo logo em seguida.

Ainda sobre o discurso de Elinaldo, de acordo com ele a vitória de Flávio Matos está garantida. “Sabe porquê? Porque nós estamos organizados. Uma campanha bonita, uma campanha que nós temos o conceito de que Camaçari não vai retroceder”, disse ele, mais uma vez levantando questionamentos: a vitória de um sucessor deveria ser fruto do trabalho do atual gestor e não do “conceito” da campanha… ou não é?.

“Como vocês me ajudaram em 2016, não vamos deixar Camaçari retroceder. Eu vou dar tudo de mim nessa campanha”, continuou Elinaldo, dessa vez falando diretamente com os integrantes do seu grupo político. “Você e a professora é a minha esperança. É a esperança desse grupo. É a esperança do povo de Camaçari”, finalizou ele.

ACM Neto

O discurso de ACM Neto, por sua vez, foi um show de boa oratória e articulação, como já era de esperar do herdeiro político do velho ACM, um dos ícones da história política da Bahia. Justamente por isso, é de se acreditar que o fato de Neto ter ignorado completamente o discurso de Elinaldo não foi mero acaso.

Em cerca de 30 minutos de fala, Neto fez referências e elogios aos discursos do deputado Paulo Azi e até do prefeito de Salvador, Bruno Reis, destacando as “reflexões” importantes feitas por ambos, mas não fez nenhuma referência sequer à fala de Elinaldo, que havia usado o microfone imediatamente antes dele. Logo, não dava para ter ''esquecido''.

“A gente não pode construir o nosso caminho para o futuro se a gente fecha os olhos para o presente. E mais, se a gente fecha os olhos para o passado”, declarou ACM Neto. É claro que o passado a que ele estava se referindo eram as duas últimas eleições, embora ele tenha se atido a citar a de 2016.

Segundo Neto, o povo precisa lembrar do estado que as gestões anteriores deixaram a cidade. Ele só não esclareceu se quer que o povo se lembre do estado que a cidade estava até 2004, quando Caetano assumiu a gestão, e de como ela ficou até 2012, depois de dois mandatos dele, ou só de como estava quando Ademar Delgado deixou a prefeitura, em 2016. Ficou a dúvida.

Outro ponto do discurso de Neto foi a crítica a políticos que “nas eleições chegam cheios de promessas”. Ele fez questão de lembrar que o povo não deve aceitar esse tipo de comportamento. E, de novo, ele só não explicou se nisso se inclui as promessas que eles também fazem.

Mas, o destaque da estranheza da fala de ACM Neto foi afirmar que “nossos adversários usaram Camaçari para um projeto político”, o que soa no mínimo estranho, já que é de conhecimento público que Camaçari é um dos colégios eleitorais mais importantes da Bahia, logo, importante para todo e qualquer projeto político, inclusive o do próprio ACM Neto, de se tornar governador do Estado. Projeto esse que não foi para a frente, mesmo com a vitória do partido dele na cidade e em Salvador, em 2016 e 2020.

Para finalizar, Neto falou de como se sente estando na cidade: “Cada vez que eu venho aqui eu me renovo. Cada vez que eu tenho a oportunidade de abraçar um amigo de Camaçari eu saio com mais força, porque o nosso sonho para a nossa Bahia está mais vivo do que nunca. E esse sonho, a gente começa a construir aqui, no dia de hoje, na cidade de Camaçari”. E sim, você entendeu bem: ele está falando de projeto político. O dele. O de ser governador do Estado. Que, não visão dele, é o que vale

Flávio Matos

O último a usar o microfone, como também é de praxe nesses eventos, foi o agora candidato a prefeito, Flávio Matos, que fez um discurso polido e centrado nas suas intenções, contando um pouco da sua história de vida e falando das suas crenças e projetos para a cidade.

“Elinaldo em seu primeiro mandato encontrou uma cidade destruída, e como muito trabalho iniciou a mudança, basta fazer um comparativo entre as realizações executadas durante a gestão de Elinaldo com os adversários, que tiveram a chance de colocar seus projetos em prática e não fizeram. Agora nós vamos dar continuidade a transformação que o povo desta cidade merece", declarou Flávio, em um discurso condizente com o minimamente esperado.

"Eu tenho muito orgulho de fazer parte desse grupo e de ser liderado pelo prefeito Elinaldo, pois foi com muito trabalho dessa gestão que reunimos esse exército que hoje deseja um novo futuro”, disse ao acrescentar que “Camaçari já escolheu: Pra frente com o Novo! e nós vamos cravar o 44 nas eleições e ter a maior vitória que Camaçari já viu”.

Resta saber se o povo realmente escolheu "o novo". Aí só outubro pra dizer...

Veja também:

Convenção do PT acontece no sábado; nome de vice, que deve ser feminino, ainda é um mistério*

Convenção do MDB oficializa candidatura de Oswaldinho Marcolino no domingo

Convenção do União Brasil homologa chapa Flávio e Angélica nesta quarta

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br