Uma troca de farpas entre os partidos da base de Jerônimo Rodrigues vem tirando o sono dos políticos em Candeias. Isso porque o PT, PCdoB e PV ainda não se entenderam sobre a indicação da chapa majoritária a prefeito. O caso ganhou ainda mais notoriedade nesta semana, quando o presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, afirmou que as definições a respeito das filiações e composições para a chapa majoritária e proporcional em Candeias devem, obrigatoriamente, passar pela avaliação da Executiva Estadual do PT, que reafirmou em Resolução Política o apoio ao nome vice-prefeita, Marivalda da Silva, como candidata do partido à prefeitura do município.
“Eu agradeço ao governador pela confiança, mas eu sou apenas porta-voz das decisões coletivas do PT que são tomadas em suas instâncias. No caso de Candeias, a direção estadual do PT aprovou por unanimidade a candidatura da companheira Marivalda da Silva para prefeita e decidiu também ‘estadualizar’ a disputa local. O que significa isso, que todas as decisões sobre filiações, montagem da chapa majoritária, da proporcional, tudo deve obrigatoriamente passar pelo crivo da Executiva Estadual, que através do seu GTE vai monitorar dia a dia o processo em Candeias”, afirmou Éden.
O presidente do PT Bahia ainda acrescentou: “Sobre Marivalda, não tenho dúvida em dizer que ela será eleita prefeita em outubro. A prefeita de Lula e Jerônimo, de Wagner e de Rui. E não tem outra candidatura. A orientação do PT é que quem eventualmente ocupa função na administração municipal entregue o cargo, ou aproveite a janela partidária aberta para procurar outro partido”, concluiu.
A decisão, contudo, não é um consenso dentro da própria federação formada pelos petistas junto com o PV e o PCdoB no município da Região Metropolitana de Salvador. O PV lançou a pré-candidatura do vereador Sílvio Correia, já com o apoio do PCdoB local, formando maioria dentro da federação. Os presidentes municipais dos três partidos que formam a federação em Candeias divulgaram uma nota conjunta criticando a interferência de Éden Valadares em favor de Marivalda.
“Os presidentes afirmam que ainda que não aceitarão a velha política de ‘caciques’ e ‘coronéis’, prática antiga de impor um desejo pessoal a um grupo. Quem deve decidir sobre a política em Candeias são os dirigentes que vivem e militam no dia a dia do município”, divulgaram os representantes da federação municipal.
VEJA TAMBÉM
Rui Costa ignora críticas sobre viagens e cumpre nova agenda na Bahia; saiba detalhes
Aposentados e pensionistas do Estado da Bahia não precisam realizar prova de vida a partir de abril
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|