O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, deu início à programação de uma série de reuniões entre o comandante do Exército, general Tomás Paiva, e os líderes do Congresso Nacional. Essas reuniões tiveram início nesta segunda-feira (25), informa Daniela Lima, do g1.
Na semana passada, revelações a respeito da delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), movimentaram o mundo político e a caserna. Segundo Cid contou à Polícia Federal, Bolsonaro recebeu de seu então assessor Filipe Martins uma minuta de decreto golpista e submeteu o documento a comandantes militares em uma reunião, em busca de apoio para impedir a posse do presidente Lula (PT) e se manter no poder. Na reunião, o então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier Santos, teria colocado suas tropas à disposição de Bolsonaro.
Essas revelações deram novo impulso à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que está investigando os eventos que culminaram nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Nesta semana, o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo Bolsonaro, prestará depoimento ao colegiado.
A intenção de Múcio é enfatizar o compromisso das Forças Armadas com a democracia e demonstrar que o processo de despolitização nos quartéis conta com o apoio de Paiva.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|