Nomes para Comunicação e Cultura estão definidos. Já Segurança Pública sofreu reviravolta
O governador eleito da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) anuncia nesta quarta-feira, 28, às 16h, novos secretários que vão compor a sua gestão a partir de janeiro. Ainda não se sabe se ele apresentará o nome de todas as 10 pastas restantes, mas a maior parte já está definida, como apurado por A TARDE, junto a interlocutores do petista.
É o caso da Secretaria de Comunicação, que segue sob controle de André Curvello, e da Cultura, que será gerida pelo jornalista Bruno Monteiro, um dos coordenadores da campanha de Jerônimo, e que possui vínculos com o setor cultural. Fontes ouvidas pela reportagem ainda confirmaram que o deputado estadual Angelo Almeida (PSB) será secretário de Desenvolvimento Econômico.
Também é dada como certa a permanência de Davidson Magalhães à frente da SETRE (Secretaria de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte). O nome do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) chegou a ser discutido para o posto, caso Magalhães fosse chamado para integrar o governo federal, hipótese que não se confirmou.
Já a indicação para Segurança Pública, uma das principais pastas do futuro governo, sofreu uma reviravolta nos últimos dias. A decisão de não nomear um militar para a função, posição tradicional entre os partidos no campo da esquerda, pode ter tirado da disputa o Coronel Paulo Coutinho, até então o favorito. A equipe do governador eleito estaria buscando o perfil de alguém da Polícia Civil, como um delegado. No entorno de Jerônimo, há quem aposte ainda, mesmo de forma remota, numa surpresa, um nome fora do radar político.
As 10 pastas ainda sem definição são: Secretaria da Administração; Ciência, Tecnologia e Inovação; Cultura; Desenvolvimento Urbano; Planejamento; Promoção da Igualdade Racial; Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; Desenvolvimento Econômico; Secretaria de Políticas para as Mulheres; e Secretaria da Segurança Pública.
Nomes já anunciados por Jerônimo:
Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais - Ângela Guimarães
Meio Ambiente - Eduardo Sodré Martins
Desenvolvimento Rural - Osni Cardoso
Infraestrutura Hídrica e Saneamento - Larissa Gomes Moraes
Procuradoria Geral do Estado - Bárbara Camardelli
Administração Penitenciária e Ressocialização - José Antônio Maia Gonçalves
Coordenação de Políticas para Juventude - Nivaldo Millet
Coordenação do Programa Bahia Sem Fome - Tiago Pereira da Costa
Chefe de Gabinete - Adolpho Loyola
Saúde - Roberta Santana
Relações Institucionais - Luiz Caetano
Casa Civil - Afonso Florence
Educação - Adélia Pinheiro
Justiça e Direitos Humanos - Felipe Freitas
Infraestrutura - Sérgio Brito
Fazenda - Manoel Vitório
Agricultura - Tum
Turismo - Maurício Bacelar
Assistência e Desenvolvimento Social - Fabya Reis
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|