Isolado, o bolsonarismo repercutiu mentiras ditas por Bolsonaro no confronto e disseminou desinformação nas redes
Levantamento DataFórum deste sábado (29) mostra que venceu Lula (PT) o debate presidencial realizado na noite desta sexta-feira (29), na Globo e que a sua excelente performance no confronto com Bolsonaro (PL) fez com que as comunidades pró-Lula dominassem os principais os assuntos do Twitter.
Veja AQUI a publicação de Marina Silva
A principal estratégia das comunidades de apoio a Lula foi desfazer as fakes news e desinformações proferidas por Bolsonaro (PL) ao longo do debate.
Além disso, as comunidades lulistas replicaram uma série de cortes do debate com os melhores momentos de Lula no confronto com Bolsonaro.
Veja o vídeo
No campo opositor, as comunidades de suporte a Bolsonaro mantiveram a sua agressividade habitual e retomaram discursos que associam o ex-presidente ao narcotráfico.
Veja o vídeo
A principal fake news e descontextualização operada por bolsonaristas foi disseminar narrativa de que Lula chamou os MEis de "vagabundos".
A comunidade lulista, somada aos clusters formado pelo PT e por Cultura de Rede, obteve 81% das menções no Twitter. A comunidade de apoio a Bolsonaro teve 16% das citações.
Foram analisados 629.427 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: : debatenaglobo, lulanaglobo, bolsonaronaglobo, #debatenaglobo, #lulanaglobo, #bolsonaronaglobo
Lulistas repercutem fraco desempenho de Bolsonaro no debate
Comentários sobre o fraco desempenho de Bolsonaro no debate deram o tom nesta comunidade, que ressaltou o despreparo do candidato para continuar governando. Foram desmentidas falas de Bolsonaro sobre desmatamento, aumento do salário mínimo e o corte de verbas para programas de combate à violência contra a mulher.
Bolsonaro foi retratado como uma figura ofensiva e repulsiva e o desempenho do Lula foi bastante festejado.
Cultura Pop/pró-Lula
Na comunidade de cultura pop a projeção gigante anti-Bolsonaro feita em New York foi um dos destaques, mas também houve espaço para refutações das mentiras e desinformações de Bolsonaro no debate, especialmente na questão econômica.
Veja o vídeo
O “direito de resposta” do Bonner fez o Presidente virar motivo de chacota e a citação da “pílula do aborto” foi lembrada como um momento que Bolsonaro se desestabilizou.
Bolsonaristas deturpam fala de Lula sobre MEI
Entre os bolsonaristas, um dos tweets de maior engajamento afirma que Lula chamou MEIs de vagabundos e outro foi sobre a desinformação de Nikolas Ferreira acerca da segurança pública em um futuro governo Lula.
Houve reclamação de que o Bolsonaro foi injustiçado por não ganhar direito de resposta em relação aos 51 imóveis e diversas publicações comemoram o desempenho do Presidente no debate. Entre as comemorações estão momentos em que Bolsonaro se referiu ao Lula como ladrão e tentou relacioná-lo à criminalidade.
PT
O cluster petista ressaltou os melhores momentos do Lula no debate, desmentiu o Bolsonaro e destacou propostas do ex-Presidente.
A inocência do Lula foi um dos temas centrais, bem como a questão do desmatamento e da política ambiental, para desfazer a desinformação gerada por Bolsonaro, retratando como sucesso sua gestão na área.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|