Febraban alertou sobre links falsos enviados em aplicativo de mensagens e redes sociais
Em funcionamento há poucos dias, o Desenrola Brasil ganhou ainda mais atenção essa semana depois que criminosos passaram a aplicar golpes usando links falsos relacionados ao programa. Golpistas usavam endereços para captar dados confidenciais dos interessados, e solicitar transferência financeiras.
Na quinta-feira, 19, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertou aos interessados no programa sobre os golpes e dicas de como se proteger. Segundo a entidade, as informações relacionadas ao programa só podem ser buscadas através de canais oficiais dos bancos que aderiram ao Desenrola Brasil, em agências, no internet banking ou em seus aplicativos bancários.
“É muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e em links patrocinados em sites de busca. Faça você mesmo o contato com o seu banco. Fique atento para que não sejam aceitas propostas de envio de valores com a finalidade de garantir melhores condições de renegociação das dívidas. Reforçamos que somente é possível renegociar as dívidas nos canais oficiais dos bancos”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
Como se proteger:
1. Confira bem o endereço do link e compare com o site oficial da empresa: geralmente golpistas usam palavras parecidas para enganar o cliente.
2. Evite clicar nos links enviados através dos aplicativos de mensagem, SMS, emails e redes sociais: golpistas podem ter acesso para captar dados pessoais. Ao invés disso, digite o endereço da empresa do site de busca
3. Verifique o layout e a grafia do site: podem ter erros ortográficos, uso excessivo de palavras em maiúsculo e caracteres especiais e layout mal formatado
4. Preste bem atenção ao selo de segurança: geralmente criminosos usam elementos visuais que passem segurança ao cliente.
A Febraban avisa ainda que não entra em contato para renegociação de dívidas do programa, e em casos como esse, é necessário descartar e entrar em contato com os canais oficiais das instituições bancárias para confirmar as informações.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|