O superintendente da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), José Elísio
Entre os diversos problemas herdados da gestão de Elinaldo Araújo (União Brasil), a falta de vagas nos cemitérios de Camaçari, especialmente no da Gleba H, foi identificada como uma das prioridades pela equipe do prefeito Luiz Caetano (PT). A cidade, que registra em média cinco sepultamentos por dia, enfrentava uma situação crítica no início do mês, com túmulos disponíveis para menos de uma semana.
Em entrevista ao *Camaçari Fatos e Fotos (CFF)*, o superintendente da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), José Elísio, detalhou as ações realizadas para reverter a situação. “Nós recebemos o cemitério da Gleba H quase estrangulado, com apenas 32 gavetas livres, sendo que temos uma média de cinco sepultamentos por dia. Hoje conseguimos equilibrar a situação e esperamos liberar 500 gavetas, o que deve nos permitir uma lacuna de seis meses de tranquilidade para focar na reforma e ampliação”, explicou.
A liberação de vagas está sendo feita por meio da exumação de túmulos com sepultamentos superiores a três anos, conforme o prazo legal. “Estamos comunicando as famílias para que decidam se querem retirar os restos mortais ou deixar que a Sesp faça a destinação no ossuário. Além disso, buscamos um contrato com uma incineradora para disponibilizar as cinzas às famílias que desejarem”, afirmou Elísio. Ele explicou que o prazo entre a comunicação e a exumação é de 30 dias, garantindo às famílias tempo para manifestar suas escolhas.
Além da liberação de gavetas, os cemitérios de Camaçari passarão por reformas e pintura. “A gestão anterior não se preocupou em cuidar dos cemitérios. É uma falta de respeito enorme com os mortos e com as famílias que visitam seus entes queridos. Nosso prefeito Caetano determinou a requalificação dos cemitérios, e estamos trabalhando para devolver a dignidade a todos eles”, destacou o superintendente.
Após as intervenções no cemitério da Gleba H, as unidades de Monte Gordo, Barra do Pojuca e Parafuso também serão reformadas. A comunicação sobre os períodos de exumações será feita pela imprensa e pelas redes sociais da Prefeitura.
VEJA TAMBÉM
Transporte Universitário: recadastramento começa nesta segunda-feira. Saiba mais
Caetano fiscaliza estádio e assume compromisso de mudar “cenário de filme de terror” em Camaçari
PMC terá que devolver R$ 2,5 milhões da Lei Paulo Gustavo “por má gestão do governo Elinaldo”
Alagamento na UPA dos Phocs: obra atrás da Unidade parece ser o problema; entenda
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|