O avião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu 50 voltas no ar durante cinco horas, após apresentar defeito ao decolar da Cidade do México. O procedimento foi necessário para "queimar" combustível e permitir o pouso da aeronave com mais segurança.
Após pousar no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, o presidente foi para outro avião, que voou em direção à Brasília. Ele chegou à capital federal às 10h12 desta quarta-feira (2).
Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, o segundo voo não teve nenhuma intercorrência. O líder brasileiro estava no México para a posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum. Ela é do grupo político do agora ex-presidente Andrés Manuel López Obrador, um dos principais aliados de Lula na política internacional.
Problema na aeronave
Uma das hipóteses cogitadas, segundo integrantes do governo, é de que um pássaro colidiu num dos dois motores do jato e causou o problema. A suspeita, porém, não foi confirmada ainda. A expectativa é de que o diagnóstico do que ocasionou o problema deve ser concluído apenas quando a aeronave pousar novamente na Cidade do México.
Segundo apurou o Estadão, estão no avião presidencial, além da primeira-dama Janja da Silva, autoridades como a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; e o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, indicado à presidência da autarquia. As senadoras Soraya Thronicke (União-MS) e Teresa Leitão (PT-PE) também estão no voo.
Segundo site que faz rastreamento de aeronaves, o avião da FAB pode ser visto dando voltas para o procedimento de queima de combustível no espaço aéreo do México, nas proximidades da capital daquele país. O procedimento foi adotado pouco após a decolagem da Cidade do México. O site Flightaware indica que o avião ficou em trânsito por cerca de 4 horas na proximidades na capital mexicana.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|