Mal começou o período oficial de campanhas eleitorais e Camaçari já se deparou com poluição visual ilegal de equipamentos públicos. Para coibir esse tipo de ação por parte das candidaturas, a justiça eleitoral está disponibilizando um aplicativo exclusivo para denúncias de propaganda irregular.
O aplicativo Pardal é gratuito e está disponível no Google Play e Apple Store, permitindo que qualquer pessoa informe irregularidades diretamente de seu celular.
O acesso ao app pode ser feito usando o mesmo login e senha do E-título ou do Portal Gov.br. Para enviar a denúncia, será necessário anexar provas da irregularidade, como vídeos, fotos ou áudios. Apesar de a denúncia não ser anônima, já que é preciso se identificar para usar o app, a Justiça Eleitoral garante a confidencialidade da identidade do denunciante.
Antes de registrar a denúncia, é importante que o usuário consulte as orientações disponíveis no aplicativo sobre o que é permitido ou proibido em relação à propaganda eleitoral. Isso ajuda a evitar denúncias incorretas ou sem fundamento. Após o envio da denúncia, o cidadão receberá um número de protocolo, que permitirá acompanhar o andamento da sua solicitação.
Para denunciar outros crimes eleitorais que não estejam relacionados a propaganda irregular, é possível acessar o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE) ou a página do Ministério Público Eleitoral, que também recebe denúncias de crimes e outras infrações que possam afetar o processo eleitoral.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|