A leitura biométrica é imprescindível a todos que queiram votar nas eleições municipais, marcada para outubro deste ano. A tecnologia é uma das ferramentas que determina se o eleitor está apto para participar ou não da votação.
De acordo com a assessora de Apoio Administrativo às Zonas Eleitorais e Atenção ao Usuário, Silvana M. S. Caldas, o eleitor que não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não será impedido de votar nas Eleições Municipais 2024, desde que esteja com a situação do título eleitoral regular.
“Se a inscrição eleitoral estiver regular, esse eleitor poderá votar, mesmo sem biometria coletada, mas para ter certeza dessa regularidade, o eleitor deve consultar sua situação eleitoral no site do TRE-BA, pelo WhatsApp (71) 3373-7000 (Chat Bot Maia) ou ligando para o cartório eleitoral”, orienta.
Atualmente, a Bahia possui mais de 11 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano. Segundo as estatísticas eleitorais, cerca de 10.535.041 (93,37%) coletaram a biometria na Justiça Eleitoral e 748.466 (6,63%) estão sem realizar o cadastro biométrico.
Vale destacar que aqueles eleitores que têm a biometria coletada, mas deixaram de votar ou justificar por três eleições consecutivas, estão com o título suspenso ou por outro motivo cancelado, não poderão participar do pleito.
A consulta da situação eleitoral pode ser feita pelo WhatsApp do TRE-BA (71) 3373-7000 (Chat Bot Maia) e através do site do TRE-BA, no menu Serviços Eleitorais, categoria ‘Situação Eleitoral’.
O eleitor ou eleitora que ainda não possui identificação biométrica, somente poderá realizar o cadastro após as eleições. O atendimento do TRE-BA para esta finalidade retornará em novembro deste ano. Neste período, o cidadão deverá procurar o cartório eleitoral de sua localidade para realizar esse cadastro, verificando a necessidade de agendamento prévio.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|