Com ele, também foi escolhido seu vice-presidente, Edson Fachin
O ministro Luís Roberto Barroso foi eleito nesta quarta-feira, 9, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Além da corte, ele também assume o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no próximo biênio.
Ele substituirá a ministra Rosa Weber no final de setembro deste ano e ficará por dois anos à frente do STF. Na mesma eleição, o ministro Edson Fachin foi escolhido para assumir a Vice-Presidência do Tribunal. A posse será no dia 28 de setembro.
De acordo com o Regimento Interno do STF, o Plenário deve eleger os novos dirigentes na segunda sessão ordinária do mês anterior ao do final do mandato do atual presidente. A votação seguiu a tradição de eleger o ministro mais antigo que ainda não tenha ocupado a Presidência e a Vice-Presidência.
Luís Roberto Barroso nasceu em Vassouras (RJ), em 11 de março de 1958. É doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de Direito Constitucional na mesma universidade. Autor de diversos livros sobre Direito Constitucional e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior, ele também foi procurador do Estado do Rio de Janeiro.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|