Substituto vai ocupar vaga de Ricardo Lewandowski, que vai se aposentar em abril
A partir do dia 11 de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá que indicar um novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O substituto vai ocupar a vaga de Ricardo Lewandowski, que vai se aposentar. Esta será a primeira indicação do terceiro mandato do petista.
A confirmação do nome só acontecerá após uma sabatina aplicada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado com o indicado, sendo necessário que o novo nome seja aprovado no plenário da Casa.
Entre os possíveis indicados pelo presidente está o advogado Cristiano Zanin, que defendeu Lula durante as investigações da Lava Jato. O chefe do Executivo já afirmou publicamente que uma indicação de Zanin ao STF seria merecida.
A lista dos principais nomes cotados para o cargo ainda conta com o mestre em Direito Público, Manoel Carlos de Almeida Neto, o ex-procurador do estado de São Paulo, Pedro Serrano, e o advogado criminalista Pierpaolo Bottini.
Duas mulheres aparecem com chances de serem indicadas ao STF por Lula, a advogada Vera Lúcia Santana Araújo e a doutora em direito Carol Proner.
O ex-Procurador de Justiça do estado do Rio Grande do Sul, Lenio Streck, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão, também são possíveis indicações.
Lula ainda pode escolher o ministro do STJ Benedito Gonçalves para compor os 11 membros do STF.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|