Cada vez mais, estudos provam a ligação entre alimentação e esse tipo de câncer
O câncer de intestino, também chamado de câncer colorretal, é uma das formas mais comuns de câncer. Cerca de 1 milhão de novos casos são registrados em todo o mundo a cada ano. Existem vários fatores de risco que contribuem para seu desenvolvimento, um deles é a alimentação.
Os alimentos que podem levar ao câncer de cólon incluem, por exemplo, carnes vermelhas e processadas, como mostrou um estudo internacional feito com mais de 50 mil pessoas em 2019.
Outro estudo também realizado em 2019 com milhares de participantes conseguiu estabelecer uma conexão significativa entre o câncer de intestino ou colorretal e vários alimentos e ingredientes. Os pesquisadores concluíram que a alimentação aumenta o risco de doenças quando promove inflamação crônica e estresse oxidativo.
Alimentos que aumentam o risco de câncer de intestino
De acordo com o estudo, para prevenir o câncer de intestino, é recomendável evitar alimentos inflamatórios, que incluem:
Carboidratos refinados, como farinha branca, açúcar e todos os produtos feitos com esses ingredientes. Exemplo: pão, bolos, massas, doces, sorvetes e bebidas açucaradas
Carne vermelha e processada
Gorduras saturadas, como carne gordurosa, laticínios e manteiga
Gorduras trans, como margarinas, bolachas e salgadinhos
Prevenção
De acordo com o INCA, a manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física, assim como a alimentação saudável são fundamentais para a prevenção do câncer de intestino.
Uma alimentação saudável é composta, principalmente, por alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes.
Sinais de alerta para o câncer de intestino
O câncer de intestino tem boas chances de cura quando descoberto precocemente.
Além de fazer exames rotineiramente, é importante estar atento aos sinais que o corpo envia quando algo não vai bem. Veja alguns deles:
Dor na região do estômago
Sangue nas fezes
Mudanças nos hábitos intestinais
Fraqueza e fadiga
Perda de peso sem causa aparente
Mudanças nos hábitos intestinais
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|