Novos estudos de longo prazo devem ser realizados
Secar o esmalte das unhas com a ajuda de máquinas que usam luz ultravioleta pode ser prejudicial ao DNA das células humanas, segundo aponta um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia e da Universidade de Pittsburgh publicado na revista científica Nature Communications.
A pesquisa foi feita em laboratório e, segundo os pesquisadores, pode não significar necessariamente a reação das células do corpo “na vida real”. Foram expostas células humanas e de camundongos em placas de vidro dentro de uma máquina secadora.
Os resultados apontam que quanto mais tempo exposto, maior o dano. A exposição de 20 minutos, por exemplo, levou a entre 20% e 30% de morte celular. Já três exposições consecutivas de 20 minutos causaram a morte de 65% a 70% das células expostas.
"Se você olhar para a forma como esses dispositivos são apresentados, eles são comercializados como seguros, sem nada para se preocupar”, disse o professor de bioengenharia e medicina celular e molecular Ludmil Alexandrov, um dos autores do estudo.
“Quando vi o efeito da radiação emitida pelo dispositivo de secagem de esmalte em gel na morte celular e que ele realmente transforma as células mesmo após apenas uma sessão de 20 minutos, fiquei surpresa”, disse a principal autora do estudo, Maria Zhivagui.
Os pesquisadores não conseguiram encontrar ligação entre o aparelho e o aumento do risco de câncer de pele. Novos estudos de longo prazo devem ser realizados. A sugestão é aplicar protetor solar nas mãos antes de usar estes equipamentos.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|