Candidato derrotado em São Paulo assume o importante cargo
O presidente eleito Lula confirmou nesta sexta-feira, 9, a indicação do ex-candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, como novo ministro da Economia.
O nome de Haddad se impôs à posição de integrantes do partido que defendiam que o ex-prefeito de São Paulo (2013 a 2016) e ex-ministro da Educação (2005 a 2012) fosse escolhido para um ministério com agenda positiva para evitar desgaste político no Ministério Fazenda, onde ficará mais exposto à pressões e terá muitas vezes que dizer “não” à demandas dos colegas de Esplanada, parlamentares, empresários e setores da sociedade civil.
As reações ruins do mercado financeiro, que surgiram quando o nome de Haddad apareceu como favorito, também não dissuadiram Lula, que costuma dizer que seu principal foco na economia é combater a miséria.
Mesmo antes do anúncio, Haddad representou o presidente eleito em diversos eventos ligados à pasta, além da viagem à COP-27, maior conferência global sobre o clima, e o encontro com representantes do governo dos Estados Unidos (EUA).
A equipe de transição do governo eleito informou que deve propor o desmembramento do atual Ministério da Economia em três pastas, do Planejamento, Fazenda e da Indústria e Comércio Exterior.
Haddad foi aconselhado a formar uma equipe de economistas renomados no primeiro e segundo escalões do Ministério da Economia.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|