O Ipec divulgou nesta quarta-feira, 5, sua primeira pesquisa eleitoral para o segundo turno da disputa pela Presidência da República, entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). No primeiro turno, Lula teve 48,43% dos votos e Bolsonaro, 43,2% da preferência. A votação do segundo turno ocorrerá no dia 30 de outubro.
Segundo o instituto de pesquisas, o petista larga no segundo turno com 51% das intenções de voto, ante 43% do candidato à reeleição. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Eleitores que responderam votar em branco ou nulo são 4% e os que não souberam responder somam 2%.
Considerados apenas os votos válidos, ou seja, excluindo-se brancos e nulos, Lula tem 55% contra 45% de Bolsonaro.
O levantamento é o primeiro divulgado pelos institutos de pesquisa sobre a eleição presidencial após as divergências entre os números das pesquisas e os resultados das urnas verificadas no primeiro turno. O Ipec, por exemplo, em levantamento divulgado no sábado, 1º, havia indicado que Lula tinha 51% dos votos totais contra 37% de Bolsonaro, resultado que daria ao petista uma vitória em primeiro turno, mas a votação foi de 48,43% para o petista e 43,20% para o presidente.
A pesquisa Ipec divulgada nesta quarta está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02736/2022. O instituto de pesquisas entrevistou 2.000 eleitores entre os dias 3 e 5 de outubro.
Rejeição
O Ipec também mediu a rejeição aos dois candidatos à Presidência, isto é, aquele em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Jair Bolsonaro tem 50% de rejeição e Lula, 40%.
O presidente Jair Bolsonaro largou na busca por apoio neste segundo turno, mas esta quarta-feira foi dia de comemoração no campo adversário. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva amarrou os apoios de diversos nomes importantes na política nacional, entre eles o da senadora Simone Tebet (MDB) e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Veja também:
Vídeo - Simone Tebet (MDB-MS) declara apoio a Lula
Apoiadores de Bolsonaro disparam ofensas a nordestinos por votos em Lula
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|